Home
Ouvir Emissão!
Quem somos
Onde estamos
Fotos
Programas
Discos Pedidos
Fórum
Estatuto Editorial
Infor Barroso
A RÁDIO DA CAPITAL DO BARROSO
EM DESTAQUE

.

.

.



.

.

.


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Hipertensão Arterial - Causas e Efeitos</H2></em>

Hipertensão Arterial - Causas e Efeitos

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, conversamos com o diretor do Centro de Saúde de Montalegre, Eugénio Fecha, acerca desta patologia que afeta grande parte da população barrosã.
Uma entrevista para ser ouvida este fim-de-semana no Vozes do Povo da Rádio Montalegre.


 

Visite-nos no Facebook

Facebook da Rádio Montalegre


 

Jantar de Natal do CentroBarrosão


 

.


 

Paulo de Carvalho em entrevista à Rádio Montalegre


 

Carminho para a Rádio Montalegre


 

Freguesias na Rádio Montalegre: Meixedo


 

A Rádio Montalegre leva-o a ver Luan Santana ao vivo!



Rádio Montalegre, consigo nos grandes espetáculos!


MJA 05-10-2012


 



MJA


 

Reportagem no Vozes do Povo desta semana na Rádio Montalegre

Montalegre arrecada 2 prémios no Festival Internacional de Filmes de Turismo




MJA 01-11-2012


 

FREGUESIAS: Meixedo na Rádio Montalegre



A Rádio Montalegre dá voz às gentes, às terras, no Vozes do Povo.
De 15 em 15 dias este programa apresenta as freguesias do concelho de Montalegre, numa reportagem com autarcas e população.



MJA 23-10-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Cogumelos de grandes dimensões continuam a aparecer no concelho de Montalegre</

Cogumelos de grandes dimensões continuam a aparecer no concelho de Montalegre

O dia estava propício, céu limpo o sol a brilhar, convidativo a um passeio no campo. José Afonso, natural de Montalegre, rumou até Padornelos, domingo dia 21 de outubro, à procura de um petisco que por esta altura do ano, faz as delícias na mesa dos barrosões: os cogumelos.

A colheita foi proveitosa em número e tamanho. Á semelhança do que aconteceu a semana passada no Baixo Barroso, em Ferral, também Montalegre foi brindada com cogumelos de dimensões consideráveis para espanto de José Afonso “nunca tinha visto nada deste tamanho. Pesa cerca de 1,30Kg”.

Sobre o destino dos cogumelos: “vão para a panela com uma carninha de vitela, e um bom vinho a acompanhar.”

Questionado sobre a possível causa para os cogumelos crescerem desta maneira, responde: “Acho que este ano é mais por causa do clima, húmido e calor, favorece o seu crescimento.”

Muitas são as pessoas que por aqui se dedicam a apanhar cogumelos e míscaros, frutificações dos fungos, situação habitual nesta altura do ano, onde a diversidade fúngica é grande.



MJA 22-10-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>A mulher do Seminário</H2></em>

A mulher do Seminário

Entra-se...silêncio. Passados 2 minutos o rececionista chama Maria Rosália Matos, de bata vestida e sorriso largo.
-"Vamos para ali." Diz ela.
(Desculpe lá mas andamos em obras...)
Entramos numa sala de mobiliário antigo, já o tempo se perdeu por ali...Este espaço não me é propriamente desconhecido, pois lá, ja tinha entrevistado o autor de diversos Hinos de cidades transmontanas: Monsenhor Ângelo Minhava.
Mas hoje, a protagonista é a senhora que dá conta dos tachos, das roupas, das limpezas há já 26 anos, no Seminário Diocesano de Vila Real: Maria Rosália Matos.
Para ouvir este fim de semana na Rádio Montalegre no Vozes do Povo.


Maria José Afonso


 

MONTALEGRE uma ideia da Natureza (3) Chegas de Bois


 

MONTALEGRE uma ideia da Natureza (2) Sexta 13


 

MONTALEGRE uma ideia da Natureza (4) Entrudo




 

-


ATENÇÃO COMISSÕES DE FESTAS





Quer uma festa de arromba? Espetáculo pirotécnico de grande qualidade?
E divulgação na Rádio Montalegre e reportagem televisiva GRATUITA da sua festa?
Não perca tempo! A Rádio Montalegre tem as melhores opções.
938 056 354 | 276 51 10 48


 

MONTALEGRE uma ideia da Natureza (Serra do Larouco)


.<em><H2 ALIGN=CENTRE>CONGRESSO DISTRITAL DO PARTIDO SOCIALISTA </H2></em>

.

CONGRESSO DISTRITAL DO PARTIDO SOCIALISTA

FERNANDO RODRIGUES ACUSA MIGUEL RELVAS DE SER PROPAGANDISTA



A Federação do Partido Socialista de Vila Real, realizou o seu XV Congresso dia 30 de junho em Chaves, onde elegeu os novos Órgãos Distritais com 93,07% dos votos expressos: a Comissão Política da Federação obteve 149 votos e 10 votos brancos, a mesma votação obteve a Comissão Federativa de Jurisdição e a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira.

Os congressistas, aprovaram por unanimidade a Moção Global de Estratégia “Uma Visão Socialista para o Interior Norte”.

A Moção Global de Estratégia, foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, começando por afirmar “o orgulho de ser socialista e do PS estar unido na defesa do poder local e do respeito pelo interior e pelo mundo rural, unidos na defesa de velhos e novos desafios. O desafio da democracia e do desenvolvimento que temos que retornar e aprofundar.”

Fernando Rodrigues acusou Miguel Relvas de ser um propagandista que em vez de combater o centralismo do Estado, quer acabar com as juntas, quer explorar azedumes, quer denegrir, estrangular e tratar mal os autarcas e o poder local”. Continuando a apontar baterias contra o actual Governo, lembra que nas autarquias “não há negócios de submarinos nem BPN, esses sim, é que foram ao bolso dos portugueses e desgraçaram o País. As Câmaras não podem ser o bode expiatório da incompetência do Governo.”

Deixou ainda uma palavra aos militantes, afirmando que “o Partido Socialista só ganhará as próximas eleições se trabalhar e merecer o voto dos eleitores. E sendo o PS um partido do povo, os seus candidatos têm que ser os candidatos do povo, tem que ser os melhores porque temos que ganhar as eleições e porque vamos ganhar as próximas eleições autárquicas. Tendo sempre a humildade de estar com o povo, aprender com e ele e transmitir-lhes a sua confiança com propostas sérias e com equipas de trabalho para as levar a cabo.”, disse.

Terminou deixando uma palavra de confiança ao dizer que “o povo pode contar connosco para protestar, mas pode contar connosco para fazer diferente, para melhor. Para isso temos de trabalhar por um PS forte para oferecer uma nova esperança por melhores dias.”



Publicado por: MJA 03-07-2012


 

Homens da luta em Montalegre


 

.


 

Contagem decrescente para a próxima SEXTA_FEIRA 13


 

FREGUESIAS: Esta semana Viade de Baixo


 

.



Em entrevista hoje repete domingo noi Top Nacional de Vendas.


.

.

Montalegre este fim-de-semana.




.

.

António Massa, médico dermatologista em entrevista no Vozes do Povo este fim-de-semana na Rádio Montalegre.


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Madredeus na Rádio Montalegre</H2></em>

Madredeus na Rádio Montalegre

A Rádio Montalegre vai entrevistar o grupo que este ano celebra 25 anos de carreira.
Madredeus na sua rádio.
Seja parte ativa desta conversa, envie as suas perguntas para: mariajose@radiomontalegre.net



Publicado por: MJA 26-04-2012


 

.


Hoje, estreia música nova na Rádio Montalegre.
Acabada de chegar a Portugal, partilho.
Música gira esta :)
Vou estar consigo até às 17h00
Maria José Afonso



Publicado por: MJA 24-04-2012


 

.


 

Fausto e o 25 de abril



Em abril ao som de Zeca Afonso ouvimos o que Fausto tem a dizer sobre o antes e o depois da Revolução dos Cravos.


Entrevista: Maria José Afonso


 

.




É já esta sexta-feira que se realiza a segunda "Sexta 13 - Noite das Bruxas" deste ano em Montalegre que terá como título "Os Errantes". Tudo reunido em volta de mais um evento que promete atrair, à capital do imaginário, milhares de pessoas. A animação, a cargo do padre Fontes, com a presença dos Troula Animación e Bruxo Queiman, promete surpreender a multidão com espetáculos pirotécnicos, números de acrobacia, exorcismo, precursão, manobras de fogo e a sempre aguardada "queimada do padre Fontes".

A segunda de três Sextas 13 deste ano caminha, a passos largos, para a concretização. Montalegre prepara a casa para acolher os milhares de visitantes esperados para essa ocasião. A poucos dias de um dos eventos concelhios mais importantes, a organização divulga elementos chave para aguçar a curiosidade dos seguidores desta tradição embruxada. Todo o evento é meticulosamente pensado para ficar na história e memória de quem assiste. Nesta edição será possível ver números de acrobacia, espetáculos pirotécnicos, com realces de precursão e manejo de fogo. O padre Fontes volta a subir ao palco para esconjurar a bebida que espanta todos os males e deliciar o povo.

“ERRANTES” SAEM À RUA

"Os Errantes" é o nome atribuído ao espetáculo. É sob esse conceito que tem início a representação proporcionada pelo padre Fontes, com a presença dos Troula Animación e Bruxo Queiman. Ao cair da noite, "Os Errantes", diabos que se querem aperfeiçoar, vão deambular pelas ruas, desde a praça do município até ao castelo. É neste ponto que tem início a encenação que se adivinha grandiosa.

QUEIMA’da

A tradicional festa dos estudantes, a queima, tem início em Montalegre. Nesse sentido, a organização lança um apelo a que os universitários se reúnam num esconjuro que espante os males para os exames. A esta comemoração seguem-se todas as queimas de norte a sul do país, tão comuns nesta época. Está já confirmada a presença de duas tunas.

FEIRA DO ESCONJURO

Nos dias 13, 14 e 15 de Abril tem lugar, na praça do município, a "Feira do Esconjuro". Nessa mostra estão disponíveis, para venda, um vasto leque de produtos que, por certo, vai agradar aos visitantes. Uma iniciativa que se prolonga pelo fim de semana endiabrado e dá vida ao espaço em frente à Câmara Municipal de Montalegre. No dia do evento, para aqueles que desejarem adquirir produtos relacionados com a festividade (máscaras, capas ou outros adereços), vão estar expostos em pontos de comércio junto ao castelo.
Sublinhar que este ano Montalegre já teve uma sexta-feira 13, realizada no passado mês de Janeiro, e ainda terá mais duas: Abril e Julho.



Texto: CMM
Video: TVBarroso
Publicado por: MJA 11-04-2012


 

Conheça o que se passou no passado fim de semana na cidade francesa, Nanterre



Para ouvr este sábado das 12h00 às 13h00 repete domingo das 08h00 às 09h00 na Rádio Montalegre



Publicado por: MJA 05-04-2012


 

AS MULHERES DE SEARA este fim de semana no Vozes do Povo

São apenas 11 habitantes, 7 delas mulheres com idades que vão dos setenta e tal aos cento e picos.






As Mulheres de Seara (aldeia recôndita do concelho de Montalegre), que histórias têm para contar?



Publicado por MJA 29-03-2012


Montalegre:

Montalegre: "Operação Páscoa Segura" da GNR

As festividades anuais associadas à celebração da Páscoa ocasionam, tradicionalmente, deslocações de famílias dos locais de residência habituais para regiões de origem. Tal facto provoca geralmente um aumento significativo do tráfego rodoviário.
Assim, a Guarda Nacional Republicana leva a efeito, entre hoje e 8 de Abril de 2012, ações de sensibilização, com distribuição de panfletos, no âmbito da prevenção e segurança rodoviária. Na tarde desta quarta-feira aconteceu em Penedones, Montalegre.
O objetivo das mesmas é contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, as quais terão especial enfoque na condução sobre influência de álcool e de substâncias psicotrópicas; uso do cinto de segurança e dos sistemas de retenção, nomeadamente, no transporte de crianças; excesso de velocidade; manobras perigosas; utilização indevida de telemóvel.
Também Boticas, Valpaços e Chaves serão abrangidas por esta campanha.

Publicado por: MJA 28-03-2012


 

RM emite reportagem especial este fim de semana a partir de França



Publicado por: MJA 26-03-2012


 

João Gil na Rádio Montalegre


Publicado por: MJA 26-03-2012


 

.

A Diabetes este sábado no Vozes do Povo da Rádio Montalegre.




Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO
Publicado por: MJA 20-03-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Revista Barrosãnia no Vozes do Povo desta semana</H2></em>

Revista Barrosãnia no Vozes do Povo desta semana

Chama-se Barrosãnia, e viveu durante 4 anos nos anos 90 no concelho de Montalegre.
Tinha como principal objetivo falar de Barroso com temas variados, de interesse para a região.
A primeira e única revista que Montalegre teve.
Venha conhecê-la este sábado no Vozes do Povo da R.M.



Publicado por: MJA 15-03-2012


 

Entrevista a Teresa Osório da liga Portuguesa Contra o Câncro



Para ouvir este fim-de-semana no Vozes do Povo da Rádio Montalegre



Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO
Publicado por: MJA 05-03-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Um brinde à vitória volvidos 15 anos de luta!</H2></em>

Um brinde à vitória volvidos 15 anos de luta!

No Vozes do Povo desta semana, em destaque aquela que foi uma das mais difíceis batalhas que Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre enfrentou enquanto edil desta autarquia. A partir de agora, e segundo o novo acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses , Montalegre passa a receber 700 mil euros/ano contra os 70 mil, valor pago até então pela EDP das rendas das barragens, passando agora a ter também uma comparticipação dos lucros produzidos pela empresa de energia, na região.
Um aumento superior a 800% que coloca Montalegre na linha da frente das autarquias mais beneficiadas. Para ouvir este fim-de-semana, na Rádio Montalegre.



Publicado por: MJA 02-03-2012
Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Montalegre: Pitões das Júnias celebra o Entrudo com produtos locais</H2></em>

Montalegre: Pitões das Júnias celebra o Entrudo com produtos locais

Quem visitar Pitões das Júnias, aldeia do concelho de Montalegre até à próxima terça-feira pode encontrar variadíssimos produtos que dão asas ao paladar. Pequenos stands com uma aragem bem típica, têm para vender o que Pitões produz: enchidos, pão, chás, licores, compotas e mantinhas feitas de lã. "Com isto não tem frio, olhe" diz a senhora Maria, enquanto põe sobre os ombros o "avental" feito com a matéria prima que as ovelhas dão.
Uns metros mais abaixo e logo ali ao lado: "Ó António pega aí desse lado, oupa, aqui mais para trás para ir cozendo devagar." Um caldo feito no pote como o de antigamente. "E não há duvida tem outro sabor", diz a cozinheira de serviço. "Cada malga custa 2 euros, mas temos também alheira grelhada com pão centeio ou a chouriça".
Passam poucos minutos das 3 da tarde, ouvem-se os guinchos pela rua, "até parece que adivinha o que lhe vai acontecer" diz Alexandre Silva de Vila Nova de Gaia que rumou até esta região do Barroso para participar naquilo que diz ser diferente: o entrudo e a matança do porco.
O animal"empurrado" pelos homens da aldeia, vai-se aproximando do banco, onde dezenas de pessoas curiosas esperam ver e conhecer como se fazia antigamente.
Findo este processo é aguardar, até amanhã, pois será ele (o porco) que servirá de base aos petiscos que serão servidos no dia de Carnaval na aldeia. Uma iniciativa que desde à uns anos a esta parte, conta com a organização da junta de freguesia e envolvimento das gentes locais. O único propósito, diz António Ferreirinha, presidente da freguesia "é manter viva a tradição, dinamizar e promover a região."
Nos blocos informativos desta segunda-feira na Rádio Montalegre, poderá conhecer a opinião de quem vem e o ânimo dos que cá estão.



Publicado por: MJA 20-02-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Montalegre: " hspace="4" border="0" >

Montalegre: "Merenda" dos pastores degustada este sábado

Já lá vão mais de 20 anos e ano após ano pastores e antigos pastores reúnem-se em jeito de celebração da altura em que andavam no monte a guardar gado.
Este sábado em Montalegre, perto de uma centena trouxe a merenda de casa e ao invés de ser no campo, como outrora acontecia, "merendaram" no restaurante cuja ementa assenta naquilo que o porco dá: a chouriça, o presunto, a orelha, o pé, elementos que compõem o saboroso cozido.
Uma reportagem para ser ouvida nos blocos informativos desta segunda feira na Rádio Montalegre.



Publicado por: MJA 20-02-2012


<H2 ALIGN=CENTRE> Montalegre: Centro de Saúde assinala o Dia Mundial do Cancro</H2>

Montalegre: Centro de Saúde assinala o Dia Mundial do Cancro

No mês que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro (4 de fevereiro), a Rádio Montalegre associa-se à Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Montalegre na celebração desta efeméride, a 29 de fevereiro.

No caderno de atividades, está prevista uma palestra de Teresa Osório da Liga Portuguesa Contra o Cancro destinada aos profissionais de saúde, com incidência no cancro do colo do útero; a vacina contra o HPV fora do plano de vacinação e a sua importância na patologia clínica, entre outros temas.

A Rádio Montalegre irá fazer uma radiografia sobre o flagelo: Cancro, no concelho de Montalegre, numa entrevista a Teresa Osório a ser emitida no Vozes do Povo desta estação emissora.



Publicado por: MJA 16-02-2012


<em><H2 ALIGN=CENTRE>" hspace="4" border="0" >

"Políticamente Incorrecto" no Vozes do Povo desta semana

No Vozes do Povo desta semana, retransmitimos o "Politícamente Incorrecto" programa de debate político da Rádio Universidade FM - Vila Real, gravado nos estúdios da Rádio Montalegre e que conta com coordenação de Luis Mendonça. No painel de comentadores encontramos Armando Vieira ,Rodrigo Sá e Joana Rapazote.

Como convidado Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.
Uma entrevista cujo pano de fundo é o concelho de Montalegre.
Para ouvir sábado das 12h00 às 13h00, repete domingo das 08h00 às 09h00 na Rádio Montalegre.



Publicado por: MJA 16-02-2012


 

Hoje celebra-se o AMOR na sua Rádio

E porque hoje se fala mais nele, viva o Amor! Feliz dia para quem o vive!!

A Rádio Montalegre associa-se à data, com alguns toques na programação.
Boa sintonia :) www.radiomontalegre.net



Publicado por: MJA 14-02-2012


 

A RM vai entrevistar João Gil seja parte activa desta conversa

A Rádio Montalegre entrevista em breve João Gil, nome sonante da música portuguesa.



No seu percurso registam-se as participações em projectos vários como por exemplo Trovante, Filarmónica Gil e agora o regresso com Luis Represas.

Seja parte activa desta conversa, envie as suas questões para Maria José Afonso que nós tratamos do resto.


 

Herman José em entrevista


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Francisco José Viegas, actual Secretário de Estado da Cultura</H2></em>

Francisco José Viegas, actual Secretário de Estado da Cultura

Francisco José Viegas, actual Secretário de Estado da Cultura, está este fim-de semana no Vozes do Povo da Rádio Montalegre. Referências no Barroso? Muitas: « O jornal Correio do Planalto era o nosso modelo. O Jornal do Bento da Cruz era para nós a referência. Não só era diferente do resto da imprensa que havia nessa altura (e que era em geral muito má). Como tinha também um toque literário. Vidago não tinha Jornal, Montalegre não tinha jornal, mas a terra de Bento da Cruz tem...» - Se não fosse escritor, o que poderia ter sido? - « Um geógrafo ou um homem da metereologia..» Uma conversa para ser ouvida sábado, repete domingo na RM.



MJA 25-11-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Entrevista</H2></em>

Entrevista

No Vozes do Povo desta semana na Rádio Montalegre falamos dos malefícios do fumo do tabaco com a cardio-pneumologista Carla Paradela.
- Sabia que o pulmão só atinge a maturidade de crescimento aos 25 anos? -
Uma conversa para ser ouvida este sábado, repete domingo em 97.5 fm ou em www.radiomontalegre.net



MJA 18-11-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Entrevista a Herman José</H2></em>

Entrevista a Herman José

A Rádio Montalegre, vai entrevistar Herman José e VOCÊ pode ser parte activa nesta conversa.

Envie as suas questões para este email: Maria José Afonso e nós tratamos do resto.



MJA 09-11-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Quer comer bem?</H2></em>

Quer comer bem?

Amanhã no Vozes do Povo falamos de...Comer bem.
Alimentação saudável com a nutricionista Ana Margarida do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso.



MJA 04-11-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM MONTALEGRE</H2></em>

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM MONTALEGRE

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado hoje no Centro de Saúde de Montalegre, embora a data oficial seja 16 de Outubro.

No âmbito das celebrações consta a exposição dos diferentes grupos, presentes na roda dos alimentos onde são fornecidas informações sobre como fazer uma alimentação equilibrada.

Podem ver-se diferentes menús saudáveis desde o início do dia até à noite.
Presentes estão também os denominados "intrusos" que correspondem aos doces, guloseimas, que "devem ser consumidos muito moderadamente, senão podem provocar inúmeras doenças" diz Maria do Carmo Soqueiro (enfermeira responsável por esta iniciativa) às crianças do 1º Ciclo da Escola de Montalegre que visitam esta exposição no Centro de Saúde.

A lição parece bem assimilada, "devemos comer fruta, vegetais e reduzir os doces" diz Sofia Flambó, aluna do 3º ano, "senão ficamos gordos e com outros problemas".

Também a escola durante esta semana, comemora o Dia Mundial da Alimentação, com actividades várias dentro da sala de aula, na biblioteca, "inclusivé há ja uma música sobre o pequeno-almoço, que mostra a importância desta refeição no começo do dia" refere Ermelinda Santos, Coordenadora do 1º Ciclo de Montalegre.

Ensinamentos que contribuem para a protecção da saúde e a redução do risco de doenças, são mais focados esta semana em Montalegre, numa altura em que se assinala o Dia Mundal da Alimentação.



MJA 17-10-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Pêra Rocha de Codeçoso nos Estúdios da RM</H2></em>

Pêra Rocha de Codeçoso nos Estúdios da RM

… Depois da Maça gigante de Sabuzedo a Pêra Rocha do Sr. Luís Barroso da Fonte de Codeçoso, freguesia de Meixedo.
Ora, aqui fica a prova que a fruta de Montalegre é de calibragem extra.
Luís Barroso da Fonte ofereceu esta belíssima Pêra Rocha á Rádio Montalegre (ao pessoal que a rádio não come) para já está em exposição no estúdio de emissão.



F.T 14-10-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Maça Gigante em Sabuzedo – Montalegre</H2></em>

Maça Gigante em Sabuzedo – Montalegre

A colheita deste ano deu uma maça gigante á prima do Sr. Manuel Alves Rodrigues de Sabuzedo, aldeia da freguesia de Mourilhe, concelho de Montalegre.
O suculento fruto pesa 715 gramas.
Oferecida esta quinta-feira de manhã, (13 de Outubro), o Sr. Manuel veio apresentá-la nos estúdios da rádio Montalegre, para já ficam as imagens.


Fátima Teixeira


 

.

Rádio Montalegre em dia de aniversário....15 de Setembro 2011 (17 anos)



<em><H2 ALIGN=CENTRE>A CONVERSA em casa do Padre Fontes...</H2></em>

A CONVERSA em casa do Padre Fontes...

"Nas portas de mais um Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, vira-s...e o feitiço contra o feiteiceiro. A jornalista lê as cartas ao Bruxo-Mor....(vamos lá ver...o que sai)...hahah"


Saimos à rua e rumamos até Vilar de Perdizes. Destino: a casa do Padre Fontes. Eram 19h00, estava uma brisa amena. Sentados perto do jardim entre uma jogatana de cartas e uns truques de Magia, fomos viajando no tempo. A conversa começa em 1974. A revolução aqui...era outra. Oiça a conversa este sábado no Vozes do Povo da Rádio Montalegre.




<em><H2 ALIGN=CENTRE>ENTREVISTA Quinta do Bill</H2></em>

ENTREVISTA Quinta do Bill

A Rádio Montalegre, entrevistou de forma exclusiva a banda Quinta do Bill. Grupo que esteve em destaque durante o mês de Agosto no Artista-do-Mês desta Rádio.
A conversa pode ser ouvida esta sexta (2 de Setembro) à tarde no TOP com Maria José Afonso.




 

.

Carlos do Carmo em entrevista à Rádio Montalegre e TV Barroso




<em><H3 ALIGN=CENTRE><b>ANDRÉ SARDET</b>...Em breve na Rádio Montalegre</H3></em>

ANDRÉ SARDET...Em breve na Rádio Montalegre

O próximo entrevistado, na área da música é: ANDRÉ SARDET.

A Rádio Montalegre, dá-lhe a oportunidade de ser parte activa, desta conversa.

Envie as suas questões para: mariajose@radiomontalegre.net, e nós trato do resto ;)

Rádio Montalegre, ao lado da música portuguesa!


Oiça como Pedro Abrunhosa, respondeu a uma ouvinte R.M.




MJA 12-03-2011


 

PEDRO ABRUNHOSA EM ENTREVISTA

Excerto da entrevista feita a Pedro Abrunhosa, que pode ser ouvida em Maio, a qualquer hora no Artista do Mês!



.

.

.


<em><H1 ALIGN=CENTRE>CARLOS DO CARMO </H1></em>  <em><H2 ALIGN=CENTRE>na Rádio Montalegre </H2></em>

CARLOS DO CARMO

na Rádio Montalegre

Ele cantou e encantou durante o mês de Janeiro, no artista do mês da sua radio!

Para ouvir, esta sexta à tarde e domingo, depois da tarde desportiva no Top Nacional de Vendas a entrevista exclusiva a Carlos do Carmo.



MJA 25-01-2011


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Inauguração do parque eólico Terra Fria</H3></em>

Inauguração do parque eólico Terra Fria

No Vozes do Povo desta semana, fique a saber o que se passou na inauguração do parque eólico Terra Fria de Montalegre, presidida pelo primeiro-ministro José Socrates, que se fez acompanhar pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, pelo secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, e pelo presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues.
Um investimento de 126 milhões de euros com capacidade para fornecer energia a toda a região do Alto Tâmega. Ao todo são 48 torres eólicas para abastecer 150 mil habitações por dia.

Para conhecer o que foi dito na cerimónia de inauguração este sábado, repete domingo.

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO



MJA 24-01-2011


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Rádio Montalegre em destaque no Jornal de Notícias</H3></em>

Rádio Montalegre em destaque no Jornal de Notícias

.


 

XIII FEIRA DO PORCO DE BOTICAS

Em destaque no Vozes do Povo desta semana na RM a XIII edição da Feira do Porco de Boticas



MJA 17-01-2011


<em><H2 ALIGN=CENTRE>Os principais factos ocorridos em 2010 foram?</H2></em>

Os principais factos ocorridos em 2010 foram?

.


<em><H2 ALIGN=CENTRE>AJUDE O IGOR</H2></em>

AJUDE O IGOR

Igor é um menino de 7 anos a quem lhe foi diagnosticada a doença Síndrome Mielodisplásico, o que significa que a medúla do Igor não consegue produzir células. Para isso o Igor necessita de um transplante de medula óssea.
E é aqui que você entra.

Porque não acontece só aos outros, no próximo dia 30 de Janeiro (domingo), entre as 10 e as 16 horas, dirija-se aos Bombeiros Voluntários de Chaves e dê o seu contributo, você poderá ser o dador compatível do Igor.
Um pequeno gesto da sua parte pode ser fundamental para salvar a vida desta criança.

Basta uma pequena amostra de sangue para dávida de Medula óssea.

Se tem entre 18 e 45 anos e um peso superior a 50 Kg registe-se como dador de medula óssea. Poderá estar a salvar a vida do Igor e de outras pessoas na mesma situação.

O Igor e os pais do Igor agradecem.


MJA 11-01-2011


.

.

PROGRAMA "LENDAS E TRADIÇÕES"



MJA 27-12-2010


<em><H2 ALIGN=CENTRE>AFINAL O QUE SE PASSA COM O AÇUCAR?</H2></em>

AFINAL O QUE SE PASSA COM O AÇUCAR?

No Vozes do Povo desta semana, falamos de: Açucar.

Da "crise" actual, se é que a há, da sua importância nos descobrimentos portugueses, de que forma se relaciona com a nossa história, e abordamos também aspectos negativos: o açucar e a escravatura..

Estes são alguns dos pontos que irei abordar ao meu convidado em estúdio. Para ouvir este fim-de-semana na RM.



Maria José Afonso


<em><H3 ALIGN=CENTRE>BEBE BARROSÃO NASCE NA A24</H3></em>

BEBE BARROSÃO NASCE NA A24

Mais um bebé nasceu ontem em plena A24. É que, com o encerramento da maternidade do Hospital de Chaves, o bloco de partos que fica mais próximo situa-se a cerca de 65 quilómetros, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes em Vila Real. E como o caminho nem sempre é fácil, a A24 tornou-se conhecida como "a maternidade das estradas portuguesas".

Desta vez foi uma menina, que nasceu cerca do meio-dia deste domingo, na SIV (Suporte Imediato de Vida)de Montalegre.

A tarefa esteve a cargo do enfermeiro Custódio Silva.

Maria Pereira, 39 anos natural de Corva, Salto, Montalegre já com sinais indicadores de trabalho de parto, deslocou-se ao Serviço de Urgência Básica de Montalegre, e por volta das 11h00,a SIV foi accionada, com a parturiente já em trabalho de parto activo.

No trajecto Montalegre Chaves deu-se a rotura da bolsa de águas e no inicio da A24, perto de Chaves, a menina nasceu, de seu nome Joana, procedendo-se de seguida aos cuidados imediatos ao recém-nascido, onde se registou boa vitalidade e reactividade, segundo fonte da SIV.

Maria e Joana, encontram-se bem, internadas no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.


MJA 13-12-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>TRAGÉDIA NO BRASIL</H3></em>

TRAGÉDIA NO BRASIL

Foi encontrado dia 26 de Novembro, perto de São Paulo, Brasil, o corpo de Luciana Barreto Montanhana, Jornalista e noiva de Daniel, filho de Barrosões naturais do concelho de Montalegre, a residir no Brasil.
Luciana foi sequestrada dia 11 de Novembro, a última vez que foi vista, foi no parque de estacionamento subterrâneo de um centro comercial. Nessa mesma noite, a família recebeu uma ligação a exigir o resgate.
Os pais da jovem e o noivo (Daniel) accionaram a polícia. O criminoso contactava a família da vítima através de telefones públicos,e sempre de diferentes locais, até que acabou surpreendido, nove dias depois, quando falava na Zona Norte de São Paulo.
A equipa da Divisão Anti-sequestro da Polícia Civil apanhou o criminoso em flagrante delito, e para surpresa de todos, o culpado é um policia militar do Grupo Armado de Tácticas Especias (GATE), a tropa de elite da Polícia Militar (PM) de São Paulo.
O homem que exigia dinheiro à família de Luciana tinha recebido treinamento especial para libertar vítimas de cativeiro.
Rodrigo Domingues Medina, PM do GATE há mais de dez anos tentou a fuga a pé com troca de tiros e foi baleado, acabando por ser detido.
Rodrigo está internado num hospital da Polícia Militar. Com ele, foram encontrados o telemóvel e documentos da vítima.
Dias depois, a Divisão Antissequestro investigou algumas denúncias de cativeiro e confirmou ter encontrado o corpo de Luciana Montanhana nas margens de uma estrada.
O criminoso preso confessou que matou a jovem porque ela teria reagido. E, mesmo depois do assassinato, Rodrigo Medina ainda tentou, seis vezes, receber o resgate.
Luciana e Daniel tinham já comprado uma casa, estavam noivos e em breve pretendiam casar. Planos interrompidos por esta tragédia, que inexplicavelmente lhe bateu à porta. A família encontra-se profundamente consternada com este drama.


MJA 03-12-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE: 10 BOMBEIROS DEMITEM-SE</H3></em>

MONTALEGRE: 10 BOMBEIROS DEMITEM-SE

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, ficou a contar com menos membros, desde sexta-feira passada (26 de Novembro).
Ao total cerca de 10 bombeiros apresentaram demissão.
Os primeiros a tomar esta atitude foi Lima – Adjunto do Comandante e Luís Cascais Adjunto, por não comungarem das mesmas directrizes preconizadas pelo actual Comandante, David Teixeira.
Os restantes 8, em jeito de solidariedade, para com estes, apresentaram também a sua carta de demissão.
António Eduardo, Presidente da Direcção lamenta profundamente o sucedido: «é com muito pesar, que recebi esta notícia. São duas pessoas extremamente válidas, fizeram um excelente trabalho nesta casa. Tínhamos o melhor Comando do distrito e era reconhecido pelas altas patentes dos bombeiros.»
A RM tentou saber, quais os focos concretos de desentendimento, mas até à data as tentativas revelaram-se infrutíferas. Apuramos, que houve discórdia na forma como a missão do bombeiro é assimilada e encarada.


MJA 02-12-2010


 

NEVÃO EM MONTALEGRE


É o primeiro nevão deste Inverno na região transmontana.
Os flocos brancos começaram a aparecer ontem em alguns concelhos, mas ao início da noite caíam já com maior intensidade acumulando-se no piso.
O espectáculo branco acaba no entanto por causar constrangimentos na circulação automóvel.
A registar, na tarde desta segunda-feira, um acidente em Montalegre, na rua do reigoso, um veiculo da GNR, «acabou por se despistar, quando ia registar a ocorrência de um outro acidente, contudo, não se registaram danos humanos.»
Como referiu o Capitão Costa Destacamento Territorial de Chaves, da GNR
Também uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, sofreu um acidente, em plena vila, quando transportava uma grávida para o Hospital de Chaves.
Os bombeiros dispõem de uma ambulância todo o terreno, mas nessa altura, estaria a ser usada num outro ponto do concelho de Montalegre, em Paradela do Rio.
A juntar a isto, um incêndio em Padornelos e crianças da escola para transportar para casa. Ocorrências a mais e em simultâneo, para os meios disponíveis.
Também os alunos das escolas de Montalegre, estão sem aulas. Uma situação que aconteceu, já ao inicio da tarde desta segunda-feira.
Relativamente, ao prognóstico dos próximos dias, João Surreira, do Agrupamento de Escolas de Montalegre aconselha os pais, a estarem atentos ao tempo, «se assim persistir na quinta-feira, o mais seguro, é os alunos ficarem em casa.» Ao total cerca de 1000 alunos, que engloba a sede do concelho e Baixo Barroso, estão sem aulas.
Diga-se que as condições, climatéricas que se fazem sentir, têm dificultado um pouco o acesso a serviços.
Hoje, a circulação automóvel faz-se apenas em veículos 4 X 4.
As vias, estão já a serem limpas por máquinas específicas para o efeito, no entanto as estradas mantêm-se cortadas como referiu o Capitão Costa da GNR de Chaves.
Segundo o Instituto de Meteorologia, prevê-se que a neve continue a cair na região durante todo o dia de hoje.
Para amanhã deverá ocorrer uma melhoria do estado do tempo.
Embora as temperaturas continuem baixas, a neve já não deverá fazer-se sentir.


MJA 30-11-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>COMO EDUCAR UMA CRIANÇA NO SEC. XXI?</H3></em>

COMO EDUCAR UMA CRIANÇA NO SEC. XXI?

Este será o mote para uma conversa com António Valentim, Psicólogo clínico e formador. Vamos saber, de que forma, os pais podem aprender, a educar melhor os filhos.
- Ao longo da humanidade as crianças sempre cresceram e nunca foram precisas formações para pais. Porquê esta necessidade agora, na nossa época?

- Sempre se ouviu dizer que educar uma criança não se aprende… ou se sabe ou não se sabe! Isso não terá mais a ver com o instinto materno ou com a sensibilidade dos pais nesta área educacional?

- Uma grande maioria de pessoas, que possuem uma vida activa, queixam-se de terem pouco tempo disponível, quanto mais para se inscreverem numa formação para pais! Não será pedir demasiado aos pais?

- O que é que o participante pode esperar depois de frequentar uma destas formações? Tornar-se num pai/mãe perfeito?

- Há profissionais da saúde mental que sublinham o risco de se destabilizar mais a situação ou a própria dinâmica familiar tornando os pais mais inseguros. O que tem a dizer sobre isto?

- Quais são os resultados que tem obtido com estas formações?

Estas são algumas das questões que vão ser respondidas por António Valentim no Vozes do Povo desta semana (sábado 12h00 - 13h00, repete domingo 08h00 - 09h00)

TEM PERGUNTAS A COLOCAR? ENVIE PARA A NOSSA ESTAÇÃO, NÓS TRATAMOS DO RESTO.
Email: mariajose@radiomontalegre.net


<H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE: Jipe e Barco furtados em Mirandela aparecem em Morgade</H3></em>

MONTALEGRE: Jipe e Barco furtados em Mirandela aparecem em Morgade

Um jipe e um barco, que foram furtados dia 22 de Novembro em Mirandela, foram recuperados na noite de 23 de Novembro pela GNR na aldeia de Morgade, perto da albufeira dos Pisões.
O alerta foi dado por uma moradora, que ao passar várias vezes no local onde... o jipe e o barco se encontravam, achou estranho a presença, uma vez que a barragem pouca água tem. «Passei aqui de manhã, e até pensei que fosse de alguém que por aqui andasse mas a barragem tem pouca água, como vê» afirmou. «Já no final do dia, achei que não seria uma situação comum, e comuniquei às entidades competentes».
O local, onde os larápios guardaram o material furtado, é um sitio, que por norma é pouco movimentado, e com poucas habitantes nas imediações.
Esta situação estranhou a população local «para aqui, é normal virem jipes com barcos, mas não deste tamanho, são bem mais pequenos» referiu um morador «e depois ali encostado ao pé da escola, numa rua que quase ninguém passa, era para desconfiar».
A GNR tomou as devidas diligências, accionando o Núcleo de Apoio Técnico da Guarda Nacional Republicana, «para a recolha de indícios, que possam dar informação útil, para chegarmos a possíveis culpados» afirmou o Capitão Costa, do Destacamento Territorial da GNR de Chaves.


MJA 24-11-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>CORREIO DO PLANALTO A CAMINHO DOS QUARENTA</H3></em>

CORREIO DO PLANALTO A CAMINHO DOS QUARENTA

Sempre que o frio chega, a lareira se acende e os porcos estão bem sebados, o ritual volta a cumprir-se no Centro Hípico do Larouco com a habitual reunião de assinantes, amigos e simpatizantes do Jornal Correio do Planalto.
São 13 de Novembro, 10 horas da manhã, as panelas estão já ao lume. Lá dentro, o manjar tão característico desta região, promete deliciar os convivas. Ora cozido, que é cozido, é no Barroso que se come.
"Aqui estão as batatas, ali as couves e aqui a chouriça, o chouriço, orelha, pernil e aqui, nesta bacia a couve partidinha, para ir p´rá sopa" diz Aldina Chaves, mulher que comanda a cozinha, esposa de Ricardo Moura, proprietário do sítio.
Enquanto as coisas se preparam para o almoço, lá em baixo no pátio já os homens mataram o bicho «sarrabulho, presunto chouriça pão e vinho, p´ra andar caminho.».
Trabalhadores de Padornelos e aldeias vizinhas comungam ainda do espírito comunitário de entre-ajuda.
A hora é chegada. São 14 no total, os porcos que vão ser mortos.
«Agora já não se mata o porco com a faca.» diz Acácio “Nabuco” homem, que durante anos, matou centenas deles, do mesmo jeito que aprendeu com os antepassados.«Leva um "tiro" ,fica morto, depois é que é sangrado a seguir, para que o animal não sofra.»
A tradição, com algumas mudanças, continua a ser o que era, que o diga Maria Crespo, que entrou já na casa dos oitenta de vida, encarregue de algumas tarefas: «apartei as tripas e aparei o sangue, com uma colher a mexer a mexer para se não tralhar, cerca de meia-hora sem parar. Chamam-me sempre.» Lamenta contudo, é o pouco interesse dos jovens em aprender estas lides «a rapaziada nova não sabe fazer nada. As novas não querem e as velhas morrem.»
Aos poucos, vão chegando os comensais, vindos de vários pontos do país, que se chegam à mesa, onde degustam o mata-bicho também, antes do almoço.
Ao total perto de 70 marcaram presença. «Podiam ser mais, quantos mais melhor», afirma Bento da Cruz, director do quinzenário. «É com muita satisfação que reunimos uma vez mais, com estes amigos e fiéis.» O que faz falta ao Jornal? «É mesmo o lado financeiro. Assinantes, precisam-se.» refere o escritor com um sorriso entre-aberto.
Uma das presenças assíduas, é a do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, que evidencia a importância que este orgão desempenhou na altura da ditadura. «O movimento da Liberdade, a oportunidade de ter voz, foi possível através do Correio do Planalto, a quem nós Barrosões estamos muito agradecidos.»
A hora de almoço, já vai longa. "Fiquei fã, do que aqui foi servido, em qualidade e quantidade. No próximo ano, serei concerteza presença assídua», afirma um novo amigo, que pela primeira vez participa nesta comemoração.
A terminar, foram servidas sobremesas, características da dona da casa, as habituais rabanadas e o inconfundível bolo-de-noz.
Em Novembro, celebrou-se o 37º aniversário do Correio do Planato, em clima de fraternidade, numa jornada envolta de tradição no Centro Hípico do Larouco.


MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE: FISCALIZAÇÃO NAS FRONTEIRAS </H3></em>

MONTALEGRE: FISCALIZAÇÃO NAS FRONTEIRAS



Devido as medidas de segurança enquanto decorre a Cimeira da Nato, o controlo documental nas fronteiras está a ser efectuado temporariamente, ficando a GNR e o serviço de estrangeiros e Fronteiras a controlar o fluxo de trânsito entre Portugal e Espanha até às 24 horas do próximo sábado.
No concelho de Montalegre, são 5 os pontos que fazem fronteira com a Galiza: 2 em Tourém, Vilar de Perdizes, Santo André e Sendim.
Ao total estão cerca de 12 agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR) distribuídos por estes pontos de acesso, 24 horas por dia.
A estrada fronteiriça onde se verifica mais tráfego, é a 103.9 (Sendim) que regista em média, 100 fiscalizações diárias.
«Até ao momento todas as abordagens têm sido bem aceites pelos condutores, não se registando quaisquer anomalias» disse fonte da GNR.
Interrogados alguns automobilistas face ao porquê desta acção, uma maioria desconhece e desvaloriza esta campanha a propósito do evento pela qual a mesma se realiza: Cimeira da Nato.
A Rádio Montalegre soube, segundo fonte da Guardia Civil Espanhola, que na Galiza, está a ser dado apoio a esta iniciativa, numa campanha de fiscalização semelhante, mas com menos agentes e um período interior de tempo no terreno.
“Abordamos algumas das viaturas que saem do nosso país para Portugal”, revelou a mesma fonte.
O objectivo é impedir a entrada de grupos problemáticos durante a cimeira.
No entanto, a apresentação do Bilhete de Identidade será suficiente para garantir a passagem para o outro lado da fronteira.
Em 17 anos, esta é a segunda vez que o acordo de Schegen, que estabelece a livre circulação no espaço europeu, é suspenso, a primeira foi durante o Europeu de Futebol de 2004.


MJA 19-11-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ACIDENTE DEIXA ALDEIA DO CORTIÇO - MONTALEGRE - DE LUTO

ACIDENTE DEIXA ALDEIA DO CORTIÇO - MONTALEGRE - DE LUTO

Um acidente com um tractor agrícola vitimou mortalmente, na manhã desta quinta-feira, Fernando Moura de 53 anos de idade, natural e residente no Cortiço.
A vítima recolhia mato, num terreno com alguma inclinação, quando de repente perde o controle da viatura capotando.
Fernando sofreu vários traumatismos na zona toráxica, revelando-se fatais. Acabou por falecer no local, após várias tentativas de reanimação dos Bomberios e SIV.
Por delegação do Ministério Publico o corpo foi transportado para ser autopsiado no Hospital de Chaves.


MJA 18-11-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>CORREIO DO PLANALTO CELEBRA 37º ANIVERSÁRIO</H3></em>

CORREIO DO PLANALTO CELEBRA 37º ANIVERSÁRIO

Bento da Cruz, é o proprietário do quinzenário


Foi em ambiente de festa, que o Jornal Correio do Planalto celebrou 37º aniversário dia 13 de Novembro no centro hípico do Larouco.
Uma jornada que por tradição começa com a matança de quase duas dezenas de porcos, e respectivo almoço cujo prato principal é o cozido à portuguesa.
Nesta edição reuniu cerca de 70 pessoas amigas, simpatizantes e assinantes deste quinzenário.
No Vozes do Povo desta semana, ouvimos os protagonistas desta festa desde a matança, cozinha e convidados e constatamos que a tradição embora se preserve, ha pormenores que se vão alterando com o tempo.
Conheça tudo este sábado das 12h00 às 13h00, repete domingo das 08h00 às 09h00.


MJA 16-11-2010
Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H2 ALIGN=CENTRE>O que gostaria de perguntar a CARLOS DO CARMO? </H2></em>

O que gostaria de perguntar a CARLOS DO CARMO?

A Rádio Montalegre vai entrevistar Carlos do Carmo, e dá-lhe a oportunidade de ser parte activa desta conversa.
Envie as suas questões para Maria José Afonso, e nós tratamos do resto.



Uma entrevista feita com os ouvintes para os ouvintes, mais uma ideia da sua rádio!


<em><H3 ALIGN=CENTRE>RUI VELOSO no Artista do Mês em Novembro</H3></em>

RUI VELOSO no Artista do Mês em Novembro

No ano que celebra 30 anos de carreira, a Rádio Montalegre, rende homenagem ao pai do rock português.
Rui Veloso em grande estilo na sua rádio...para ouvir a qualquer hora, quando menos esperar.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>CASO JOSÉ JUSTO – ADVOGADOS PRESCINDEM DE TESTEMUNHAS DE DEFESA  </H3></em>

CASO JOSÉ JUSTO – ADVOGADOS PRESCINDEM DE TESTEMUNHAS DE DEFESA

A segunda sessão do julgamento, onde José Justo e a União de Cooperativas Agrícolas dos Produtores de Batata-Semente do Norte (UCBSN) são arguidos aconteceu dia 2 de Novembro no Tribunal de Chaves
Artur Marques, advogado de José Justo explicou em que pressupostos se baseava esta parceria entre a União de Cooperativas Agrícolas dos Produtores de Batata-Semente do Norte (UCBSN), a Biorope , o Estado e outras entidades públicas e privadas, diz que consistia «na criação de um projecto e na sua viabilização, destinado a apoiar a batata-de-semente, isto passava por diversos parceiros, nomeadamente pela Biorope empresa que tinha o know-how, o conhecimento base, para este projecto.»

Artur Marques referiu ainda que o subsídio solicitado ao Ministério da Agricultura, se insere no âmbito de «equilibrar as contas da Biorope, o dinheiro recebido do estado, foi para pagar uma dívida que esta tinha para com a União de Cooperativas, de forma a sarar a sua estrutura financeira e económica».
Para o advogado, em representação de José Justo, « com a diminuição dessa parte do passivo da Biorope, e com a própria actividade e atribuição de fundos que a mesma pressupõe, a empresa viabilizava-se por si própria, uma situação que continuamos a acreditar.» afirmou.

José Justo, no tribunal mostrou-se bastante “emotivo” no discurso, no que concerne às intenções que o mesmo tinha para salvar a batata-de-semente, referindo que ali, nas instalações da Biorope, seria criada uma batata-base, para posterior produção da mesma em Trás-os-Montes, onde várias cooperativas tinham também projectos neste âmbito: Montalegre, Boticas, Chaves, Bragança e Moimenta da Beira.

Na manhã do dia 2 de Novembro foram ouvidas 3 testemunhas, Rui Martins – Técnico Oficial de Contas da União de Cooperativas, Lídia Sousa da Polícia Judiciária – Titular da Investigação, que referiu, em base documental, que «efectivamente a Biorope a partir Fevereiro de 2001, não tinha funcionários, não havia desde então, certificação de contas às Finanças e Segurança Social. Estando portanto, parada.»

Carlos Duarte foi outras das testemunhas abonatórias de José Justo, fez parte de várias entidades governamentais relacionadas com a Agricultura, como por exemplo: Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura, Pescas e Florestas e na qualidade das funções exercidas diz: «este julgamento não faz qualquer sentido, o estado contactou a União de Cooperativas para a realização e promoção de vários projectos relacionados com a revitalização do sector agrícola, tendo conhecimento exacto da situação.»

Foi dito ainda, por Artur Marques que relativamente ao que o seu cliente é acusado, «a situação exacta da empresa, era de conhecimento do domínio público, não haveria como o Ministério da Agricultura não saber. Nunca se pôs em causa que estivesse a funcionar, pois o objectivo deste projecto era a sua viabilização.»

Nesta sessão os advogados de defesa: Artur Marques e Noémia Correia Pires prescindiram da presença de outras testemunhas de defesa, como o caso de Arlindo Cunha, Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente durante o Governo de Durão Barroso entre 2002 e 2004.
A leitura do Acórdão está marcada para 12 de Novembro


MJA 02-11-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE: Autarquia assina protocolo com Exército</H3></em>

MONTALEGRE: Autarquia assina protocolo com Exército


A Câmara Municipal de Montalegre e o Exército Português estabeleceram no dia 26 de Outubro, um protocolo de colaboração tendo em vista divulgar a prestação do Serviço Militar, no Município, bem como prestar esclarecimentos e cooperar no que respeita aos assuntos de natureza militar.

O presente protocolo, assinado em cerimónia singela realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem como objectivo divulgar no SAU - Serviço de Atendimento Único Municipal, as condições interentes à prestação de Serviço Militar em regime de voluntariado e em regime de contrato.

Visa, ainda, a prestação de esclarecimentos quanto ao Recenseamento Militar, ao Dia da Defesa Nacional, à emissão de Certidões Militares, Segundas vias de Cédulas Militares, Contagem do Tempo de Serviço, requerimentos para Complemento de Pensão e Reforma (ex-combatentes), entre outros requerimentos, que estarão a partir de agora acessíveis, nesta Autarquia.

De acordo com as claúsulas estabelecidas no documento, cabe ao Exército dar formação aos recursos humanos da autarquia sobre as matérias referidas, disponibilizar meios de divulgação, definir circuitos de articulação tendo em vista a eficácia e qualidade do atendimento, recorrendo às novas tecnologias, bem como, colaborar com a Câmara Municipal na organização de eventos culturais, recreativos e desportivos que contribuam para a divulgação do Serviço Militar. Por sua vez, à Câmara Municipal compete, prestar os referidos serviços, fornecendo ao Exército os esclarecimentos que vierem a ser solicitados e elaborando registos dos destinatários das acções de divulgação. Um trabalho desenvolvido de forma gratuíta com o objectivo primeiro de prestar mais serviços, informar os jovens do concelho e colaborar no recrutamento de pessoas para servir o Exército, ingressando e abrindo portas para uma carreira militar dentro das Forças Armadas.

É por isso, uma “nova oportunidade” que se abre aos jovens, disse na ocasião o edil Montalegrense, que além de agradecer a confiança que o Exército depositou na Autarquia, reconheceu a qualidade dos serviços que a Instituição Militar presta saudando a instituição do exército «pela "escola de cidadania" que representa e pela importância que teve e ainda tem hoje não só em termos estratégicos nacionais mas também na formação dos nossos jovens. Estabelecemos este protocolo para uma colaboração que a Câmara disponibiliza ao Exército e vice-versa no sentido de servirmos as pessoas, para prestar apoio àqueles que podem eventualmente estar interessados por esta área».

Na oportunidade, o Major General Jorge Santos, realçou a colaboração que esta Câmara Municipal demonstrou para com a Instituição Militar, considerando este como mais um desafio, que se traduz também numa nova oportunidade para os jovens do Barroso e revela uma nova forma de rectrutamento a desenvolver pelo Exército, através do aproveitamento de sinergias em prol de uma prestação de serviços mais próxima das pessoas. Referiu ainda, que apesar do vínculo laboral ser mínimo – cerca de 7 anos - o facto é que durante este período será dada formação aos jovens inscritos, o que contribuirá futuramente para uma melhor integração no mercado de trabalho.


MJA 26-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>No Vozes do Povo desta semana vamos até...Lisboa </H3></em>

No Vozes do Povo desta semana vamos até...Lisboa

No Vozes do Povo desta semana, vamos fazer uma visita guiada a um espaço cultural inteiramente dedicado ao Trás-os-Montes de outrora.
Visitamos o Museu de Arte Albano Silva, um dos roteiros culturais na Amadora.
São mais de 100 as miniaturas que compõem esta colecção, colocadas estrategicamente com o intuito de contar uma história. Retratam a vida, os usos e costumes da população de Cidadelha de Jales, uma pequena aldeia no concelho de Vila Pouca de Aguiar, da qual o proprietário do museu é natural.
Albano Silva levou para a grande cidade as recordações de infância e do tempo de trabalho no campo e nas minas, que sendo as suas recordações são simultâneamente parte da história do povo português.

Para ouvir este sábado 30 de Outubro das 12h00 às 13h00 na Rádio Montalegre.

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO

MJA 26-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>CANCRO DA MAMA: 30 MULHERES ENCAMINHADAS PARA O IPO</H3></em>

CANCRO DA MAMA: 30 MULHERES ENCAMINHADAS PARA O IPO

O concelho de Montalegre recebeu uma iniciativa, que visa a prevenção do cancro da mama, levada a cabo pela Associação Laço, Liga Portuguesa Contra o Cancro e Centro de Saúde de Montalegre (C.S.M).
Durante um mês, uma unidade móvel de mamografia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) instalada nas imediações do C.S.M, recebeu mulheres inscritas nesta unidade de saúde, com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos.
Maria, 68 anos diz: «é a segunda vez que faço este exame, e está tudo bem».
O mesmo não podem dizer cerca de 30 utentes que foram já identificadas, sendo encaminhadas para o Instituto Português de Oncologia para a realização de exames mais precisos para esclarecimentos adicionais.
Este exame mamográfico digital tem como objectivo a detecção precoce do cancro da mama, uma vez que é o mais comum na mulher. A sua incidência aumenta com a idade e é a primeira causa de morte em mulheres entre os 35 e os 55 anos de idade. Estima-se que uma em cada 10 mulheres desenvolverá cancro da mama, ao longo da sua vida. Daí a importância dos programas de rastreio, que têm como objectivo principal a detecção do mesmo em fase precoce.
Joaquim Pires, director do C.S.M, faz balanço positivo desta iniciatiava, que no seu entender, «deve ser repetido de dois em dois anos, com este critério e rigor, de forma a garantir uma prevenção eficaz». Lamenta contudo o "desperdício" de recursos por parte de alguns médicos, que prescreveram a realização deste exame, quando e segundo o director do Centro de Saúde de Montalegre, «sabiam que este rastreio iria ser realizado de forma gratuita».
O próximo rastreio neste âmbito estará de regresso em 2012 onde mulheres com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos serão convidadas, através de uma carta endereçada pelo Centro de Saúde de Montalegre a realizar uma mamografia.


MJA 25-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE:  GNR promove acções de sensibilização para evitar burlas a idosos

MONTALEGRE: GNR promove acções de sensibilização para evitar burlas a idosos

A Guarda Nacional Republicana através do Núcleo Escola Segura promoveu dia 20 de Outubro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, uma acção de sensibilização de idosos para evitar que "caiam" em situações de burla.
É uma iniciativa do Ministério da Administração Interna, que durante um mês, realiza este tipo de iniciativa um pouco por todo o país.
"Idosos em Segurança" visa "elucidar os idosos sobre procedimentos de segurança a observar em situações de tentativa de burla ou burla consumada", disse fonte da GNR.
A campanha consiste numa palestra, os menos jovens são alertados para os casos mais comuns, que estão relacionadas com "pessoas que se fazem passar por falsos funcionários das mais diversas instituições, com o objectivo de obter dinheiro fácil".
Com a campanha "Idosos em Segurança" os militares da GNR pretendem "informar para os cuidados a ter com eventuais burlões, pedindo que não confiem em estranhos, que não andem com dinheiro ou que desconfiem de 'esquemas' que oferecem dinheiro fácil".
Na referida palestra, salientou-se também o facto de "todos os funcionários de água, luz, bancos, CTT e segurança social, entre outros, estarem bem identificados e, normalmente, serem seus conhecidos".
Outro conselho útil deixado, foi que se tenha sempre à mão "o número de telefone das autoridades e dos familiares, para comunicarem qualquer situação anormal, e que tenham uma boa relação com a vizinhança para apoio mútuo".
Por outro lado, caso o idoso seja alvo do "conto do vigário" deverá "anotar a matrícula do automóvel e as características dos suspeitos, como a etnia, cor do cabelo, dos olhos, se tem barba ou bigode, a cor das roupas, a idade, etc.".
Ao total cerca de meia centena de idosos, ouviram e partilharam experiências vividas com os amigos do alheio.
"Olhe eu quando vou para Braga, não levo carteira. Sabe onde o levo? No bolso das cuecas." Comentou uma senhora já de meia-idade, depois de ouvir alguns conselhos a ter em conta na via pública.
José Pontes, Provedor da Santa Casa, foi com bom agrado que acolheu esta acção, e referiu que "havia de acontecer com mais frequência".
Recorde-se que já este ano, a Rádio Montalegre e o Governo Civil de Vila Real promoveram através da GNR várias acções destinadas à terceira idade, marcando presença nas freguesias com um maior número de idosos, com o objectivo semelhante de alertar para eventuais investidas de pessoas mal intencionadas.
A próxima está agendada para 8 de Novembro, em Salto no centro de dia.


MJA 25-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MEDALHA DE OURO PARA “XAU”</H3></em>

MEDALHA DE OURO PARA “XAU”

As chegas de bois continuam a atrair milhares de pessoas em Montalegre e o número de protagonistas destes espectáculos, os bois de Raça Barrosã, está em crescendo de edição para edição na participação do Campeonato de Chegas de Raça Barrosã que acontece desde 9 de Junho até meados de Agosto.
António Morais Presidente da Associação Etnográfica O Boi do Povo, fez balanço positivo da edição 2010 no jantar-convívio de entrega de prémios a participantes e vencedores, que teve lugar dia 19 de Outubro numa unidade hoteleira na vila de Montalegre.
Com um total de 16 participantes, António Morais mostra-se satisfeito no que concerne aos espectáculos assistidos. Lamenta, contudo, o acumular de um prejuízo na ordem dos 3000 euros, e um incidente ocorrido com um boi e o seu dono.
Morais diz que « as pessoas ganharam mais vício, estão mais motivadas em ter animais de Raça Barrosã sendo este um dos factores que justifica o aumento do número de concorrentes.»
O objectivo da organização dos campeonatos é precisamente "apoiar o fomento desta espécie que sofreu uma forte decadência nas últimas décadas".
A Associação Etnográfica "O Boi do Povo" foi criada em 1999, por um grupo de amigos apaixonados pelas tradicionais chegas de bois e, desde que nasceu, tem organizado estas lutas entre animais.
Fernando Moura é um apaixonado pelos bois da Raça Barrosã e receia que possa vir a desaparecer. «As Chegas de Bois nasceram quase de uma brincadeira entre os amantes desta raça característica de Montalegre. Queremos preservá-la».
O grande vencedor de 2010 foi o boi Xau, de Nuno Duarte e António Morais, arrecadando um prémio no valor de 2250 euros.
«É um boi campeão, já somou muitas vitórias» afirma um dos proprietários «e no próximo ano lá estamos para defender o título.»
Muitos espectadores desconhecem a dedicação, que os donos dos animais, têm para com eles. Nuno Duarte, na altura do tempo mais quente, levanta-se bem cedo, para o Xau, dar a sua caminhada matinal, por volta das 6h30 da manhã. O ritual repete-se ao final da tarde, criando uma relação de “amizade” entre o animal e o proprietário.
Estes espectáculos, têm por norma, lugar de destaque nos orgãos de comunicação social local, na Rádio Montalegre e TVBarroso, onde Fernando Moura, relator das chegas, explica para a forma como os bois se enfrentam, a violência com que o fazem ou a estratégia que adoptam para conseguir que o outro saia do campo com “o rabo entre as pernas”.
O Campeonato de Chegas de Bois de Raça Barrosã regressa em Junho de 2011, do dia do feriado municipal e promete atrair cada vez mais aficionados desta tradição que é é uma referência na região do Barroso.


MJA 22-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>GRALHAS: INCÊNDIO DESTRÓI ARMAZÉM</H3></em>

GRALHAS: INCÊNDIO DESTRÓI ARMAZÉM

Um incêndio destruiu por completo um armazém agrícola na aldeia de Gralhas, na madrugada de 21 de Outubro.
O alerta era dado, por volta das 3 horas da madrugada, por militares da GNR que seguiam na estrada Montalegre-Chaves, accionando de imediato os meios necessários.
Ao local ocorreram os Bombeiros Voluntários de Montalegre.
A situação causa alguma incógnita no que diz respeito à origem do fogo.
Relativamente a possiveis causas de incêndio, João Moura proprietário do armazém ardido diz:« se o armazém tivesse luz, até podia ter sido um curto-circuito, que tivesse provocado este incêndio, mas não é o caso». João Moura, diz manter uma relaçao afavél com o resto da comunidade da aldeia, não suspeitando de quem possa ter cometido esta acção: «dou-me bem com toda a gente, não tenho inimigos, sinceramente não estou a ver quem possa ter feito isto». E o facto, é que a ocorrência foi de imediato comunicada à Polícia Judiciária, que fez já averiguações no local, por suspeita de fogo posto.
Na tarde desta quinta, o rasto de destruição era visível. João Moura lamenta, com alguma emoção o ocorrido. «Vivia da pequena reforma que pouco passa dos 200 euros mensais e com o trabalho que ia fazendo no campo, dava para ir equilibrando as coisas. Nesta maldita manhã, ardeu tudo: lenha que lá tinha para este inverno, coelhos, galinhas, cebolas, batatas, um macho…olhe fiquei sem nada.»
Estima-se que o valor do prejuizo, ronde os vinte mil euros.
E a partir daqui? João encolhe os ombros, em jeito de aceitação obrigatória do sucedido.
«Restam os ferros dos arados, e as paredes do armazém com um amontoado de coisas ardidas.»


MJA 21-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>JOSÉ JUSTO ACUSADO DE " hspace="4" border="0" >

JOSÉ JUSTO ACUSADO DE "ENGANAR" MINISTRO

Começou o julgamento esta terça-feira de José Justo (ex-presidente da União de Cooperativas Agrícolas dos Produtores de Batata-Semente do Norte (UCBSN)) e da própria União de Cooperativas.

Justo é acusado de ter utilizado uma "argumentação falsa" para a obtenção de subsídio ao Ministério da Agricultura (MA) relativamente à situação económica da Biorope - Sociedade Europeia de Biotecnologia que tinha um objecto ligado à produção de batata-semente com sede em Vila do Conde.
A mandatária da União de Cooperativas, Noémia Correia Pires diz acreditar provar a inocência da União, e que neste julgamento, no banco está a UCBSN enquanto pessoa colectiva e José Justo, como pessoa singular. Questionada em relação ao destino de 1 milhão e 300 mil euros que supostamente seria para viabilizar a Biorope diz: «O fundo é atribuído para a União gerir e administrar. Fazer um depósito a prazo, não é forma de rentabilizar o dinheiro? Para aplicar mais em outras formações. Nunca ninguém disse qual era o caminho a seguir. Dizia gerir e administrar. E cada qual gere à sua maneira»
E ressalva que «houve sempre projectos, sempre no sentido de viabilizar esta empresa. Tudo com o aval dos 2 Ministros da Agricultura: Sevinate Pinto e Costa Neves».
Em nome de José Justo (que não se pronunciou na sala de audiências) no final desta primeira sessão, falou o seu advogado Artur Marques, que diz defender «a inexistência de crime. Há de facto um desfoque, a acusação é a de que houve uma fraude na obtenção de subsídios, foi pedido ao Ministro a utilização deste fundo. Veremos se houve um engano dos Ministros ao pressuposto da concessão desses fundos.»
Relativamente à situação económica da Biorope diz que o seu cliente sabia que «estava em dificuldades e o pedido desse subsídio foi para revitalizar a empresa. Havia, contudo o empenhamento desta viabilização por parte das cooperativas, ministério e outras entidades públicas» que não viria a ter o sucesso esperado com a queda do governo, então chefiado por Santana Lopes, acabando por ser chumbado.
Artur Marques refere que o seu cliente, José Justo, «acreditava e acredita na viabilidade desta empresa, dizendo possuir um património valiosíssimo.»
Face à questão do destino de 1 milhão e 300 mil euros afirma que «o dinheiro foi usado para o pagamento do empréstimo que a União tinha pedido, quando adquiriu a percentagem quase total da Biorope.»
Na manhã desta terça-feira foram ouvidas 3 testemunhas: Álbano Álvares, Presidente da Cooperativa Agrícola de Boticas, José Manuel Lima Teixeira então Presidente da Cooperativa Agrícola de Bragança e Anabela Adónis, Inspectora da Inspecção Geral da Agricultura que garantiu que a legalidade do despacho do Ministro sempre foi posta em causa por contrariar o âmbito da Portaria. Afirmou que na altura, o ministro se socorreu de um parecer solicitado a um "conhecido" professor universitário.
José Justo foi Presidente da União das Cooperativas dos Produtores de Batata-Semente do Norte com sede em Chaves até Novembro de 2005. Actualmente é Presidente da Cooperativa Agrícola de Montalegre e é membro da Direcção do Matadouro Regional do Alto Tâmega e barroso.
A próxima sessão no Tribunal de Chaves está marcada para 2 de Novembro onde serão ouvidas testemunhas de acusação.

MJA 20-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Montalegre recebe Benfica para um quadrangular

Montalegre recebe Benfica para um quadrangular

A equipa de futsal do Benfica está de visita à região,este fim-de-semana para participar num quadrangular na vila de Montalegre. O torneio, que tem o apoio da Câmara de Montalegre e da Casa do Benfica do Alto Tâmega, realiza-se nos dias 23 e 24 de Outubro e vai opôr a equipa encarnada ao Boticas, ao Contacto e ao Macedense.

Recorde-se que o pavilhão desportivo de Montalegre, recebeu em Setembro de 2008 uma primeira edição do "Troféu Futsal de Montalegre" um torneio, onde o Benfica saiu daqui vencedor. Casa lotada num espectáculo que agradou a miúdos se graúdos.

A Rádio Montalegre vai transmitir a final do torneio, domingo a partir das 19h00.
Desporto em directo na sua rádio!



MJA 18-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>PRODER incentiva a criação de 120 postos de trabalho na Região Norte </H3></em>

PRODER incentiva a criação de 120 postos de trabalho na Região Norte

Numa altura em que a taxa de desemprego se agravou, durante o segundo trimestre do ano, e a subida superou mesmo os 35 por cento na região do Barroso, em Montalegre e Boticas eis que surgem novos incentivos para a criação de postos de trabalho e dinamização da economia local.
O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, presidiiu à cerimónia de entrega de 57 contratos PRODER – Subprograma 3, dia 8 de Outubro em Vila Real, que correspondem a um investimento total de 7,9 milhões de euros e prevê a criação de cerca de 120 postos de trabalho nos 15 territórios de intervenção.
O Subprograma 3 privilegia acções promovidas no âmbito de estratégias de desenvolvimento local e através de agentes organizados especificamente para esse efeito. Os contratos entregues visam a diversificação de actividades na exploração agrícola, segundo Rui Barreiro estes contratos «são um incentivo à criação e desenvolvimento de microempresas, promovendo também o desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer e de outras que se prendem com a conservação e valorização do património e serviços básicos para a população rural.»
Considerou ainda estas medidas como « fundamentais para o crescimento equilibrado do país, são uma boa forma para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos meios rurais e os projectos que foram aprovados são exemplo disso.»
Os contratos entregues envolvem os beneficiários de todos os Grupos de Acção Local da Abordagem Leader da Região Norte representados pelas Associações de Desenvolvimento Local ADER-SOUSA, ADRAT, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRIL, ADRITEM, ATACHA, BEIRA DOURO, CORANE, DESTEQUE, DOLMEN, DOURO HISTÓRICO, DOURO SUPERIOR, SOL-DO-AVE e PROBASTO.
António Ramalho, Director Regional da Agricultura e Pescas da Região Norte, ressalvou que estes projectos «estimulam a iniciativa privada e consequentes postos de trabalho, o que contribui para a fixação da população e para o desenvolvimento dos meios rurais. »
Na região do Alto Tâmega e Barroso serão criadas no âmbito destas candidaturas aprovadas 43 empresas, com 44 postos de trabalho, um apoio financeiro no valor de 7 milhões 895.226 euros.
Os contratos de financiamento pretendem aplicar medidas de diversificação da economia, a criação de emprego e melhoria da qualidade de vida em territórios rurais, permitindo a criação de pequenos negócios e pequenas estruturas de apoio ao desenvolvimento, em áreas como o turismo, animação, artesanato, produtos locais, microempresas, recuperação de património e actividades de solidariedade social.


MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE>«Moi Bernardette, j´ai vu!»</H3></em>

«Moi Bernardette, j´ai vu!»

O filme retrata a aparição de Nossa Senhora à jovem Bernadette Soubirous na gruta de Massabielle, na pequena vila de Lourdes.
Os cenários foram recriados à data de 1858. Foi plo facto de Barroso, conservar no tempo certos aspectos arquitectónicos e paisagísticos do século XIX, que foi eleito para servir de palco a esta produção: Vilarinho Seco e Vila da Ponte.
As gravações começaram a 5 de Outubro contando com uma forte participação local na área da figuração. A D. Teresa e a D.Maria são duas figurantes de Vilarinho Seco, e é com pena que participam no último dia de filmagens :« já sentimos a falta deles, deram muita vida à aldeia» comentam enquanto descansam entre uma cena e outra.
Já Paulo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia da Vila da Ponte, mostrou-se satisfeito com a ideia de a sua freguesia servir de cenário para esta produção, dando por isso todo o apoio disponível.
No ano que se comemoram 152 anos das aparições de Lourdes, eis que surge uma produção que retrata um dos marcos de fé daquela região francesa. A história de uma menina de origem muito humilde, a mais nova de 9 irmãos, que vislumbra a presença de Nossa Senhora na gruta de Massabielle. E a partir daqui toda a história do filme se desenvolve em torno de polémica e controvérsia na comunidade onde estava inserida.
A película estará pronta em Maio de 2011, e será traduzida em 6 línguas.


MJA 12-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>RALLYCROSS: Mário Barbosa sagra-se Campeão Nacional em Montalegre</H3></em>

RALLYCROSS: Mário Barbosa sagra-se Campeão Nacional em Montalegre

A Pista Automóvel de Montalegre, recebeu no fim-de-semana 9 e 10 de Outubro mais uma prova a contar para o Campeonato Nacional de Rallycross.
Ao total estiveram presentes dezanove pilotos distribuídos por 5 divisões, 3 delas para a Taça.
Jorge Fonseca do Clube Automóvel de Vila Real faz balanço positivo da última prova deste ano, em terras barrosãs, lamenta contudo a fraca afluência de pilotos a esta modalidade. Por sua vez, o piloto vencedor da Divisão 5 da Taça, atribui a culpa desta realidade, à Federacção Portuguesa de Automobilismo e Karting na mudança constante do regulamento, que implica mais gastos para os pilotos. Rodolfo Ribeiro dá como exemplo: « este ano decidiram que tínhamos que marcar pneus, e isso implica comprar 2 novos por prova, ou seja, um gasto acrescido de 700 euros por prova. Antes era permitido aos pilotos da Taça a compra de pneus usados aos concorrentes do campeonato, ficava a menos de metade do preço. Este acréscimo fez com que muitos desistissem. Porque quem tem apoios, patrocínios, corre em escalões superiores.»
Quanto a resultados finais na Divisão 8 da Taça em 1º Pedro Ribeiro - Toyota Starlet - 5 voltas em 4m50,102s; Divisão 6 - 1º Nuno Ralha - Citroën Saxo Cup - 7 voltas em 6m24,305s; Divisão 5 - 1º Rodolfo Ribeiro - Ford Sierra Cosworth - 7 voltas em 6m08,353s; Divisão 2- 1º Mário Barbosa - Citroën Saxo Kit-Car - 7 voltas em 5m53,684s; Divisão 1 - 1º Pedro Matos - Mitsubishi Lancer Evo VI - 7 voltas em 5m43,472s.
De salientar, que este fim-de-semana ditou um Campeão Nacional, na Divisão 2. Mário Barbosa venceu sem qualquer dificuldade ocupando o primeiro lugar do podium de âmbito nacional. Mostrou-se no final muito satisfeito com esta consagração em Montalegre e quanto à próxima época diz ser: «uma incógnita, depende do numero de inscritos...é uma questão a estudar ainda.»
Já na divisão rainha, um nome sonante nestas andanças não teve o melhor resultado. Eduardo Veiga consegui o 2º lugar, deixando o lugar de ouro para Pedro Matos, que apesar de todos os contratempos ocorridos em outras provas diz : «esta vitória soube muito bem. Foi a única prova que não houve qualquer problema, e conseguimos arrecadar o primeiro lugar.»
O calendário marca o regresso do Campeonato Europeu de Rallycross a Montalegre, em Maio dias 14 e 15, numa altura em que da competição foram retirados 3 circuitos Alemanha, Hungria e Finlândia para o regresso da Áustria, Holanda e Noruega. Outras novidades para 2011 passam pela mudança dos nomes das classes do campeonato. Em vez de divisões, as classes passarão a ter nomes descritivos. Assim, a partir do próximo ano, a Divisão 1 vai passar a chamar-se SuperCar, a Divisão 1-A será Super1600 e a Divisão 2 terá o nome de TouringCar.
O sistema de numeração dos carros também vai sofrer alterações. Todos os carros de cada classe serão numerados de 1 a 99.Anteriormente 1 a 99 era usado na Divisão 1, 101 a 199 na Divisão 1-A e o 201 a 299 na Divisão 2. Para ajudar a distinguir rapidamente os carros de cada classe vão ser usados fundos de cores diferentes nas placas de número para cada divisão: branco na Supercar, azul na Super1600 e verde na TouringCar.


MJA 11-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>A REPÚBLICA </H3></em>

A REPÚBLICA

Que Barroso, é rico em muitas coisas, nós já sabemos. Que muitos dos notáveis a vários niveis, são oriundos daqui, também vamos sabendo. Para este sábado apresentamos mais um. Chama-se Major Vitorino dos Santos, e assumiu relevante importância num acontecimento histórico, que por esta altura se celebrou um pouco por todo o país: A Revolução de 5 de Outubro. Venha conhecê-lo, numa entrevista com o investigador Enes Gonçalves que percorreu a vida deste homem de fio a pavio.
(Vitorino dos Santos, é o pai de Piteira Santos notável historiador, jornalista, tradutor e activista político. A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu o seu nome à Biblioteca Municipal daquela cidade.)

Integrada nas comemorações Distritais do Centenário da Implantação da República Portuguesa, decorreu nos Claustros do Governo Civil de Vila Real, dia 5 de Outubro, a cerimónia pública de atribuição das Medalhas de Mérito Distrital aos cidadãos que desempenharam funções como Governador Civil do Distrito de Vila Real, após o 25 de Abril de 1974.

Assim, a Medalha de Mérito Distrital foi atribuída ao Dr. Júlio Montalvão Machado, ao Dr. Camilo de Sousa Botelho a título póstumo, ao Dr. Aires Querubim Soares, ao Dr. Armando Moreira, ao Dr. Artur Lourenço Vaz, ao Eng. Elói Franklin Ribeiro e ao Dr. António Alves Martinho.

A Rádio Montalegre esteve presente, e ouviu de viva voz, o testemmunho, de quem representou a região junto do Governo desde 1974.

No Vozes do Povo desta semana, falamos-lhe de República, celebrações de âmbito distrital e local. Para ouvir sábado (9 Outubro) das 12h00 às 13h00.



Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H3 ALIGN=CENTRE>SIC MULHER GRAVA EM MONTALEGRE</H3></em>

SIC MULHER GRAVA EM MONTALEGRE

A SIC Mulher, vai passar por Montalegre, na próxima semana, onde irá gravar um programa de gastronomia.
Chama-se Chakall & Pulga, e é protagonizado por um dos mais famosos chefes de cozinha em Portugal, Chakall.

"Chakall & Pulga" é um programa de televisão que vai percorrer os municípios do país, à procura das raízes da nossa gastronomia.
A equipa da SIC Mulher, saiu do estudio e acompanhados por Chakall e o seu inseparável cão Pulga, percorrem vários locais do país, gastronomicamente relevantes: de norte a sul do continente mas também as ilhas da Madeira e dos Açores. Tudo para mostrar “ao vivo” como são feitos os melhores pratos regionais, a história que lhes serve de base e como as mais famosas e saborosas receitas tradicionais podem ser recriadas e adaptadas por Chakall.

Este é um programa de divulgação culinária que para além da apresentação de determinados pratos procura ter uma forte componente formativa, pedagógica.

Nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, a equipa de Chakall e Pulga estarão por Montalegre onde será mostrada a potência de Montalegre nesta área.


MJA 06-10-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ENTREVISTA: Rui Santos, actual administrador da UTAD</H3></em>

ENTREVISTA: Rui Santos, actual administrador da UTAD

Rui Santos, Director Regional da Segurança Social de Vila Real cessou funções depois de cinco anos e meio no cargo.
Agora Rui Santos regressa à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde foi nomeado como administrador daquele estabelecimento de ensino, pelo Reitor da UTAD Carlos Sequeira .
Numa entrevista à Rádio Montalegre, Rui Santos fala do balanço destes 5 anos.



Maria José Afonso (MJA) – O que encontrou há 5 anos e meio, quando encabeçou os destinos da Segurança Social do distrito de Vila Real ?

Rui Santos (RS) – Encontrei um serviço com funcionários capazes e preparados, mas de certa forma desaproveitados e desmotivados.

As suas competências, saber e dedicação não eram em muitos casos evidenciadas e potenciadas.

As redundâncias em relação a algumas tarefas eram uma evidência. A definição de objectivos e metas e sua posterior monitorização estavam numa fase incipiente.
Os investimentos na área social tinham sido sido congelados.
Por outro lado a dívida dos contribuintes à Segurança Social crescia a olhos vistos, a fraude e evasão contributiva era uma realidade sem um plano de controlo e combate. A fiscalização das prestações sociais e aos contribuintes era pouco eficaz e não agia no campo da prevenção.

Por vezes dou o seguinte exemplo – um cidadão recebia subsídio de desemprego, a fiscalização detectava que esse beneficiário estava a trabalhar.
A Lei previa que a comunicação do início de actividade se pudesse processar até ao 1º dia a seguir ao inicio do trabalho por parte da entidade empregadora ou pelo próprio.
Quando a fiscalização se deparava com um beneficiário em suposta irregularidade, esse cidadão, declarava que tinha começado a trabalhar nesse dia, fugindo assim a qualquer penalidade.
Era uma Lei errada, permissiva e tornava inócua a actividade da Fiscalização. Felizmente a Lei foi alterada e quem receber subsídio de desemprego, têm que comunicar previamente o início de actividade.


(Clique no título da notícia para continuar a ler...)







<em><H3 ALIGN=RIGHT>  NO VOZES DO POVO DESTA SEMANA VAMOS    ......    À FEIRA!</H3></em>

NO VOZES DO POVO DESTA SEMANA VAMOS ...... À FEIRA!

De quinze em quinze dias, sempre às 5as feiras, Montalegre recebe a já habitual feira que, nesses dias enche a vila de gente. As pessoas das aldeias vizinhas rumam até à vila para fazerem as suas compras e aproveitam para fazer os seus recados. Estas feiras, que em certos pontos do país são semanais, noutros mensais, são já uma tradição de tempos antigos e que não se deixam morrer, embora tenham sofrido algumas alterações.
Em Montalegre, há quem recorde como era há 20 anos atrás.

(Clique para continuar a ler)

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H3 ALIGN=CENTRE>CDCM PROMOVE DESPORTO JUNTO DAS CRIANÇAS </H3></em>

CDCM PROMOVE DESPORTO JUNTO DAS CRIANÇAS

O Centro Desportivo e Cultural de Montalegre (CDCM), continua a dar cartas, na promoção e formação do desporto em particular do futebol.
Para este ano, há mais uma aposta, foi criado um novo escalão, ate então inexistente de Juvenis, diferenciando portanto, crianças com idades inferiores a 12 anos, que a partir de agora passam a competir numa faixa mais equilibrada em relação à idade. Irão participar no Campeonato Distrital de Infantis da Associação de Futebol de Vila Real.



(Clique para continuar a ler)

MJA 24-09-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>RUI SANTOS em entrevista</H3></em>

RUI SANTOS em entrevista

Rui Santos, Director Regional da Segurança Social de Vila Real cessou funções depois de cinco anos e meio no cargo.
Agora Rui Santos regressa à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro onde é funcionário desde 1991. No seu lugar interinamente fica Francisco Rocha até aqui director adjunto.

O Reitor da UTAD Carlos Sequeira nomeou Rui Santos como administrador da Universidade esta terça-feira.

Rui Santos é o convidado desta semana na Rádio Montalegre no âmbito do programa Vozes do Povo, onde sera feita uma análise destes 5 anos à frente dos destinos da Segurança Social do Distrito de Vila Real.
Para ouvir sábado das 12 às 13h00.



Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO

MJA 20-09-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>TRANSPORTES PÚBLICOS EM TODO O CONCELHO DE MONTALEGRE</H3></em>

TRANSPORTES PÚBLICOS EM TODO O CONCELHO DE MONTALEGRE

A rede de transportes no concelho de Montalegre passa a ter 20 novos autocarros.
Um reforço do transporte público que colmata uma série de necessidades sentidas no município por múltiplos factores entre os quais a alta taxa de desertificação e o envelhecimento generalizado da população. Esta reestruturação nasce na necessidade de mobilidade por parte de pessoas, uma vez que as mesmas já se tinham pronunciado ao autarca Fernando Rodrigues, sobre este facto, visto que já havia transporte escolar e este não podia ser utilizado pela restante população..



(Clique para continuar a ler)


<em><H3 ALIGN=CENTRE>REGRESSO ÀS AULAS</H3></em>

REGRESSO ÀS AULAS

REGRESSO ÀS AULAS em Montalegre, uma acção de sensibilização da GNR que aconteceu esta manhã na escola EB1 de Montalegre e no Baixo Barroso.
A Operação tem como objectivo através de contactos pessoais e transmissão de conselhos, com particular incidência no transporte de crianças menores de doze anos em veículo automóvel, sensibilizar pais e encarregados de educação para boas práticas a ter em conta no transporte das crianças.



MJA 17-09-2010


<em><H3 ALIGN=CENTRE>PODEMOS SER (mais)FELIZES? </H3></em>

PODEMOS SER (mais)FELIZES?

"A crise do nosso mundo, aparentemente económica, política ou social, é antes de mais uma crise de homens HOMENS e mulheres MULHERES. Os outros são apenas consequência."
É esta uma das afirmações de uma associação que nasceu em Paris, destinada a emigrantes e que rapidamente se expandiu chegando também a Portugal, com o objectivo de tornar as pessoas mais felizes.
Mas, como isso é possivel?
Num entrevista realizada à mentora deste projecto, Maria de los Angeles fique a saber como.
Vozes do Povo na RM, este sábado 18 de Setembro do meio dia à uma da tarde.
"A felicidade é uma forma de viajar e não um destino a chegar."



MJA

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H3 ALIGN=CENTRE>MONTALEGRE, uma sugestão do JORNAL PÚBLICO</H3></em>

MONTALEGRE, uma sugestão do JORNAL PÚBLICO

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>PAULO GONZO </H3></em>

PAULO GONZO

*


<em><H3 ALIGN=CENTRE>RUI VELOSO </H3></em>

RUI VELOSO

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>PRISÃO PREVENTIVA PARA O CRIME DE FERRAL - MONTALEGRE</H3></em>

PRISÃO PREVENTIVA PARA O CRIME DE FERRAL - MONTALEGRE

Foi decretada prisão preventiva ao individuou, de 21 anos que juntamente com um menor de 14 praticaram, esta segunda-feira (30 de Agosto) roubo, usando violência, mantendo sequestrado Alfredo Cruz de 83 anos, até final do acto criminoso.
Bruno Antunes, foi ouvido na tarde desta quarta feira pela Juiz no Tribunal Judicial de Montalegre sendo indiciado por crime de roubo, um crime qualificado , condução ilegal e ainda crime de receptação.
Segundo fonte judicial o roubo foi premeditado entre os 2 arguidos de 21 e 14 anos de idade, e um outro terceiro, irmão do menor.
Bruno Antunes, fica em prisão preventiva, presumivelmente por haver risco da actividade criminosa, perturbação de inquérito e perigo de fuga, uma vez que este já esteve no estrangeiro a trabalhar.

MJA


<H3 ALIGN=LEFT>DUPLA DETIDA EM FERRAL (Montalegre)</H3>

DUPLA DETIDA EM FERRAL (Montalegre)

O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Chaves, realizou, hoje (trinta e um de Agosto), uma busca domiciliária no concelho de Montalegre, no âmbito de inquérito pela prática dos crimes de roubo, sequestro e furto. Resultou da operação a detenção de um indivíduo do sexo masculino de 21 anos de idade, natural e residente em Ferral-Montalegre e a identificação de um menor de 14 anos de idade. Ambos praticaram, ontem, roubo sobre uma pessoa idosa (83 anos), usando de violência, mantendo-a sequestrada até final do acto criminoso. Segundo Capitão Costa, do destacamento Territorial da GNR de Chaves, estes indivíduos «já têm antecedentes criminais e no caso do menor já havia sido referenciado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Montalegre.» Na sequência da detenção e identificação foram apreendidos: 740€ provenientes de roubo praticado ontem; 1 motociclo furtado; 1 telemóvel, várias peças de vestuário e calçado, adquiridos com dinheiro proveniente de furto em residência.
O detido vai ser presente ao Tribunal Judicial de Montalegre, amanhã (1 de Setembro) pelas 10H00 para se lhe ser aplicada a medida adequada de coação.

MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ALDEIA NOVA (concelho de Montalegre)                          DE LUTO</H3></em>

ALDEIA NOVA (concelho de Montalegre) DE LUTO

Um jovem de 19 anos morreu, anteontem à tarde (trinta de Agosto), afogado na barragem dos Pisões, em Montalegre. Alípio Teixeira estava na água, a alguns metros da margem, com um grupo de amigos. Repentinamente, os colegas tê-lo-ão deixado de o ver. Quando foi encontrado, quase uma hora depois, por outro amigo, já estaria sem vida. O resultado da autópsia poderá ajudar a desvendar o que se passou, nomeadamente se terá sido “engolido” por um “remoinho” de água ou se terá sido vítima de doença súbita..


(Clique para continuar a ler)


<em><H3 ALIGN=CENTRE>--- CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - - - Dez Meses de Acção em  Montalegre </H3></em>

--- CRUZ VERMELHA PORTUGUESA - - - Dez Meses de Acção em Montalegre

A delegação de Montalegre da Cruz Vermelha já existe há alguns anos. Contudo, esteve desactivada até Outubro último, data em que Deolinda Silva, assumiu as rédeas da associação. No momento em que já foram realizadas algumas coisas no terreno, continuam a ser dados os passos para cumprir a principal missão, ajudar quem precisa, são muitos os projectos. Deolinda Morais presidente da delegação local fala deste processo de reactivação e da constatação da realidade barrosã: "há muita miséria" afirma "e novos casos de famílias carenciadas, que até à pouco tempo tinham uma vida estável. São alguns dos afectados pela crise, que se aglomeram aos já referenciados." Uma entrevista para ser ouvida na RM no âmbito do Vozes do Povo sábado das 12h00 às 13h00.

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO



 

.

SUPER SILVA EM MONTALEGRE




Tozé Martinho, Miguel Dias, Patricia Candoso, Florbela Menezes, Daniel Garcia, Ricardo Vieira e Bruno Santos são o elenco da comédia Super Silva que dia vinte de Agosto passou por Montalegre.

Tozé Martinho, é já a segunda vez que pisa o auditório municipal de Montalegre, e "é com grande satisfação que retorno a esta belíssima terra. Fiquei encantado com a gastronomia, o castelo e o calor do público, que foi deveras fantástico", referiu o actor,no final da peça à Rádio Montalegre."Ficou o anseio de voltar quiçá, num próximo ano, com mais uma peça."

Rercode-se que Tozé Martinho passou por terras barrosãs, com as "Calcinhas Amarelas", teatro cómico que delirou a público, à sensivelmente um ano atras.

Também Patricia Candoso, actriz que se tornou conhecida na primeira série de Morangos com Açucar da TVI, encarnou a personagem de uma das esposas do taxista João Silva (Tozé Martinho)que mantem dois casamentos paralelos. Patricia mostrou-se encantada com a resposta que o púbico teve durante "Super Silva", diz ser "muito gratificante receber este feedback, é um sinal de que está a valer a pena, e a mensagem é bem transmitida."

Esta comédia, fez rir o público dos 8 aos oitenta, e no final a opinião era unânime: "valeu a pena vir aqui, ansiamos por mais noites como esta."

SINOPSE
Escrita por Ray Cooney, "Super Silva" conta as peripécias de João Silva,um taxista que sendo casado com duas mulheres, Bárbara e Isabel, tenta fazer de tudo para que uma não fique a saber da existência da outra. Esta situação complica-se quando João Silva salva uma velhinha de ser assaltada, envolvendo-se na história dois polícias e um jornalista que quer levar a público a heróica história do taxista. Para ajudar na confusão envolvem-se nesta embrulhada Beto e Aníbal, vizinhos das duas mulheres de João Silva.




 

EMANUEL EM MONTALEGRE


 

ANJOS NA RÁDIO MONTALEGRE


 

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E RECEPÇÃO AOS EMIGRANTES


O Governo Civil do Distrito de Vila Real, realizou dia 31 de Julho em Vila Verde da Raia, Chaves, na fronteira entre Portugal e Espanha uma campanha de boas vindas aos emigrantes que por esta altura do ano, regressam a Portugal para um período de férias.
Além de receber os emigrantes regressados, ao seu país de origem, o Governador Civil do distrito Alexandre Chaves, aproveitou ainda para alertar e esclarecer, com a entrega de panfletos informativos e um baralho de cartas, para a prevenção e segurança rodoviária.
Alexandre Chaves caracteriza este movimento como «um gesto de acolhimento aos emigrantes, de muita estima por todos aqueles que tiveram de abandonar o seu país, em busca de um futuro melhor. É simultaneamente um alerta, para que nesta estadia cumpram as normas de segurança rodoviária, e que a estrada seja apenas um meio de passagem e não de sinistralidade».
Uma acção que já acontece desde à uns anos a esta parte, nesta fronteira portuguesa, e pela primeira vez estendeu-se ao concelho de Montalegre que «tem também uma fronteira, de entrada e saída de portugueses, e desta forma queremos também marcar presença» explicou o Governador.


(Clique para continuar a ler)

MJA


<H2 ALIGN=CENTRE>30º  ANIVERSÁRIO DO JORNAL NOTÍCIAS DE BARROSO</H2>

30º ANIVERSÁRIO DO JORNAL NOTÍCIAS DE BARROSO

No âmbito do 30ºaniversário do jornal Notícias de Barroso,
lançamos um desafio ao seu mentor e fundador,
Padre António Lourenço Fontes: responder
a meia-dúzia de perguntas, em meia-dúzia de minutos...
...


MJA - Como nasceu a ideia de criar um jornal?
P.F. - Para apoio ao Barrosão na diáspora.

MJA- O que pretendia com a criação do mesmo??
P.F. -Manter Viva a Cultura Barrosã.

MJA - Que tipo de notícias eram publicadas?
P.F. -De índole cultural.

MJA - Seria mais um jornal de divulgação? Ou procurava ter um papel mais interventivo na sociedade?
P.F. - Interventivio e activo.

MJA - A população, como recebeu o jornal?
P.F. -Uns bem, outros indiferentes, mas lá o iam lendo.

MJA - Qual o artigo que mais deu que falar, publicado no NB?
P.F. -Em 25 anos foram vários.
Talvez: "Vinde ver um mundo a acabar. Trás-os-Montes espera por ti".

MJA - E apoios?
P.F. -Porte pago e mais nada.

MJA - Olhando para traz, trinta anos de vida de um jornal. Como caracteriza este percurso?
P.F. -Deus frutos e foi boa sementeira.

MJA -O NB pode ser um dos filhos, que não teve?
P.F. -Mais que isso, custou a parir, a criar e manter vivo.

MJA- O que espera do NB?
P.F. -Um meio de unir esforços e barrosões.




<em><H3 ALIGN=LEFT>PASSATEMPO REDBURROS FLY IN </H3>...</em>

PASSATEMPO REDBURROS FLY IN

...

A Rádio Montalegre, tem para si 3 ofertas de baptismo de voo,no Festival Aéreo “RedBurros Fly-in” em Mogadouro a realizar dia 31 de Julho.
Para se habilitar a estes voos, é so envir um email para PASSATEMPO FESTIVAL AÉREO , com os seus dados (B.I) a dizer que quer ir. Os 3 primeiros, têm ida garantida!


O que está previsto no Festival Aéreo “RedBurros Fly-in”?
A Força Aérea Portuguesa, com planadores e o dornier Do.27 do Museu do Ar, tem já presença assegurada, a que se junta o simulador de voo do Helicóptero Westland Lynx Mk.95 da Marinha. Do programa da celebração destacam-se ainda patrulhas acrobáticas, como os SmokeWings, aerobática com o Pitts S2B e o Extra 300, a Patrulha Fantasma, assim como demonstrações de planadores e uma exposição estática de aeronaves, que estará aberta ao público entre as 12 e as 13 horas e as 17h30 e as 19 horas, para que o público possa ver de perto os equipamentos e trocar opiniões com os pilotos.

Festival Aéreo “RedBurros Fly-in”
É um evento, cujo nome é inspirado na tradicional festa asinina que se realiza na aldeia de Azinhoso, onde se localiza o aeródromo, reúne pela primeira em terras transmontanas alguns dos melhores pilotos e planadores nacionais que, a partir das 14 horas, cruzarão os céus de Mogadouro para verdadeiros espectáculos acrobáticos.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Minas da Borralha </H3>...</em>

Minas da Borralha

...

No Vozes do Povo este sábado(24 Julho) as memórias de quem tudo deu..e tudo perdeu nas Minas da Borralha.
«Reformei-me com 2 contos e duzentos, dezoito pessoas em casa! Na loja ali ao pé do rio, fiquei a dever cento e tal contos...eu nem dormia de noite! »
Depoimento, aqui do amigo da fotografia.

«Mineiros de tamancos, fatos de cotim a desfazerem-se de co... Ver maisçados e sujos, capacetes na cabeça, gasómetro numa das mãos e a marmita na outra entravam num boqueirão da montanha. Só muito mais tarde foram distribuídos oleados impermeáveis e botas de Borracha.
Nas ruelas, no meio do poviléu cirandavam fotógrafos à minuta, ciganas a ler a sina, Barbeiros com banca, famílias de saltimbancos, arranca dentes, tocadores de concertina, uma cantadeira dos “motos” acompanhada por um ceguinho à viola, escorricha pipas por todos os cantos. -”Bote aí mais meio quartilho!”»

Deixe aqui as suas sugestões para o VOZES DO POVO


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Junho em SEGURANÇA </H3></em>

Junho em SEGURANÇA

Junho, foi o mês da terceira-idade no concelho de Montalegre, com acções de sensibilização levadas a cabo pela GNR, núcleo Escola Segura de Chaves, ideia promovida pela Rádio Montalegre e Governo Civil do Distrito de Vila Real, inserida no âmbito de várias acções efectuadas no terreno, com o intuito de precaver, informar e sensibilizar pessoas de diferentes faixas etárias para a prevenção na area rodoviária e neste caso a teceira-idade onde centena e meia de menos jovens receberam ensinamentos úteis a ter em conta em situações de tentativa de burla e abandono uma vez que a maioria vive só, isolada, susceptíveis de serem enganados.



(Clique para continuar a ler)

MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE>O Verão está aí.. </H3>...</em>

O Verão está aí..

...

Cuidados a ter no verão, é o tema para a entrevista com António Massa, Médico-Dermatologista.
Cuidados redobrado para a terceira-idade e crianças.
Uma conversa pra ser ouvida na edição desta semana do Vozes do Povo (26 de Junho).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>VENDA NOVA: AGRAVA-SE O DESCONTENTAMENTO FACE À QUESTÃO DO POSTO DA GNR</H3></e

VENDA NOVA: AGRAVA-SE O DESCONTENTAMENTO FACE À QUESTÃO DO POSTO DA GNR

O autarca da Venda Nova, Montalegre, Jorge Silva promete luta, face a uma velha questão, que desde à uns anos, afecta o posto da GNR daquela localidade. Por não dispor das melhores condições para o cumprimento da missão atribuída aos militares, o actual posto fica situado numa habitação particular cedida por amigos de Jorge Silva, por um período de 4 meses, que está quase a terminar. «Arranjei-lhe esta casa, porque o local onde estavam não reunia as mínimas condições, quando chove, têm de andar de guarda-chuva na mão em alguns espaços das instalações, onde existem grandes infiltrações de água como aqui o inverno é rigoroso, e chove a maior parte do ano imagina-se o cenário» afirma o edil, revoltado com a ausência de resposta por parte do governo no que concerne ao financiamento das obras à muito previstas e necessárias no valor de 150.000 euros, verba no âmbito do PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central).



(Clique para continuar a ler)

MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE>JUNHO: IDOSOS EM SEGURANÇA NO CONCELHO DE MONTALEGRE </H3></em>

JUNHO: IDOSOS EM SEGURANÇA NO CONCELHO DE MONTALEGRE

Durante o mês de Junho vão decorrer no concelho de Montalegre acções de sensibilização para idosos sob o lema: «Idosos em Segurança». Com esta iniciativa pretende-se uma melhor compreensão das regras de segurança básicas, promovendo o bem-estar e segurança da comunidade idosa.
As burlas a idosos registaram um aumento consideravel, o que não deixa de ser preocupante. É neste sentido, e à imagem do que já foi efectuado o ano passado, a Radio Montalegre e o Governo Civil de Vila Real através da GNR promovem acções junto da população mais idosa.

Esta ideia visa reforçar ainda mais a intenção de minimizar os principais problemas de segurança dos cidadãos, em particular daqueles que apresentam uma maior vulnerabilidade.

Calendarização de Acções:

11 de Junho - Sede da Junta de Freguesia de Viade de Baixo às 15h00

16 de Junho - Sede da Junta de Freguesia da Venda Nova às 15h00

22 de Junho - Centro de Dia - Vilar de Perdizes às 15h00

30 de Junho - Montalegre, auditório da Biblioteca Municipal, às 15h00


<em><H3 ALIGN=CENTRE>BETO NO ALBUM-DO-MÊS DE JUNHO </H3></em>

BETO NO ALBUM-DO-MÊS DE JUNHO

O cantor português Beto, de 43 anos, dia 23 de Maio em Torres Vedras vítima de um acidente vascular cerebral.

Nascido em Peniche em 1967, Beto fundou em 1992 o grupo Tanimaria, que actuava habitualmente no bar Xafarix, em Lisboa.

O cantor chegou a representar Portugal no Festival da OTI em 1998, na Costa Rica, com o tema «Quem Espera (Desespera)», tendo alcançado o 3.º lugar.

Em 2000 foi convidado a gravar um disco com a cantora Rita Guerra, que deu origem ao álbum «Desencontros», apresentado por ambos em tournée por todo o país, refere a agência Lusa.

Só em 2003 lançou o seu primeiro álbum a solo - «Olhar em Frente» - que a Associação Fonográfica Portuguesa certificou com Disco de Prata, e que chegou a disco de platina, segundo o site da Rádio Romântica FM, que apoiou o álbum de compilação de temas do cantor.

As suas interpretações ficaram conhecidas através de músicas que gravou para algumas telenovelas, como «Nunca Digas Adeus» ou «Tudo por Amor».

Em 2005 lançou o álbum «Influências», que em seis meses foi disco de platina com mais de 30.000 cópias vendidas.

Nos anos seguintes lançou «Porto de Abrigo» e «Por minha conta e risco». No ano passado, a Farol editou o seu disco «O Melhor de Beto».

A Rádio Montalegre recuperou uma entrevista realizada ao artista na altura da edição de Influências, pode ser ouvida durante este mês em 97.5.




<em><H3 ALIGN=CENTRE>IV JORNADAS CULTURAIS DE BARROSO </H3></em>

IV JORNADAS CULTURAIS DE BARROSO

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>BENTO DA CRUZ </H3></em>

BENTO DA CRUZ

O Agrupamento de Escolas de Montalegre no âmbito da Semana da Leitura, rende homenagem ao patrono daquele estabelecimento de ensino, Bento da Cruz que celebra o cinquentenário de vida literária. Uma semana repleta de actividades, que a Rádio Montalegre registou, para ouvir na edição desta semana do Vozes do Povo (17 e 18 de Abril).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Folar </H3></em>

Folar

Valpaços voltou a ser a "Capital do Folar" de 26 a 28 de Março, um dos emblemas da gastronomia da região transmontana do Alto Tâmega. A receita do folar, que passa de geração em geração, tem como ingredientes, além da farinha, ovos e azeite, carnes de porco, enchidos, coelho e galinha, e é cozido em formas de barro ou argila.
A Rádio Montalegre, marcou presença na cerimónia de abertura e mostra-lhe no Vozes do Povo desta semana (2 e 3 de Abril) em que consiste este certame, numa reportagem com expositores, visitantes e organização.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>FEIRA DE NANTERRE - FRANÇA </H3></em>

FEIRA DE NANTERRE - FRANÇA

A Rádio Montalegre marcou presença na VII edição da Feira de Nanterre, um certame que reune muitos barrosões. Na edição desta semana do Vozes do Povo (20 e 21 de Março)fique a saber o que esta feira representa para os muitos emigrantes radicados na região parisiense.


"António Lourenço Fontes - o homem, o padre , o mito"

O documentário sobre a vida e obra do Padre Fontes, realizado por Luís Costa Ribeiro, vai ser apresentado em Vilar de Perdizes no Domingo, 7 de Março, num almoço de homenagem ao Padre, num restaurante da freguesia (Cabaço).
Objectivo, reunir amigos e admiradores do Padre Fontes neste convívio que servirá também para comemorar o seu 70º aniversário (22-02-2010).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Violência no Namoro </H3></em>

Violência no Namoro

Este fim-de-semana comemora-se o Dia de S. Valentim. No Vozes do Povo, abordamos uma questão que é já considerada como um fenomeno emergente: a Violência no Namoro. O maior tipo de violência é psicológica, seguida da física e da sexual. Numa entrevista com Elisa Brito da APAV (Associação de Apoio à Vítima) delegação de Vila Real fique a saber entre variadissimos pontos:
Violência no Namoro

> Mitos e realidades

> Como saber se está a viver uma relação de namoro violenta?

> Porque é que uma jovem mantém uma relação de namoro violenta?

> Quais as consequências de uma relação violenta?

> O que posso fazer se uma amiga estiver envolvida numa relação de namoro violenta?

O namoro está habitualmente associado a uma fase romântica da vida. No entanto, em Portugal, está também ligado, em muitos casos, à violência.

Numa conversa com o Major Pereira Ventura da GNR de Vila Real, fique a saber que em 2009 no concelho de Montalegre registaram-se 10 denúncias de violência doméstica, conheça a realidade da capital de Barroso, no que concerne a este crime.


 

Trabalhadores do Comércio


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso</H3></em>

Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso

A ideia é de facto um bocado antiga, remonta à altura em que se organizava a feira Agrobarroso, que de forma intercalada se realizava com a autarquia de Boticas com o objectivo de promover a terra e dar alguma rentabilidade aos produtores e expositores que ali participavam com vários produtos locais, misturados com outro tipo de negócio, que a Barroso, não dizia tanto....



(Clique para continuar a ler)

MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE> A importância do aleitamento materno</H3></em>

A importância do aleitamento materno

O aleitamento materno não só faz bem à criança como à mãe também! É um grande aliado contra diversas doenças e é facilmente digerido e absorvido. No Vozes do Povo desta semana, procuramos mostrar todas as vantagen deste acto para ambos. Um programa, que com toda a certeza vai esclarecer falsos mitos em redor desta questão. Para ouvir dia 15 de Janeiro das 12h00 às 13h00, repete domingo das 10h00 às 11h00.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Pés-de-Feijão no Ecomuseu de Barroso </H3></em>

Pés-de-Feijão no Ecomuseu de Barroso

As crianças do jardim-de-infância da pipela, visitaram dia 4 de Dezembro o Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes.
Uma visita de cariz ambiental onde através da história de um feijão, que precisava de água para crescer e viver, se sensibilizou as crianças quanto à importância da água e rentabilização de recursos.
Neste sentido, e fazendo jus à mensagem transmitida, os meninos trouxeram de casa uma garrafa de plástico, que posteriormente foi dividida ao meio, para servir de “casa” aos feijões, que a partir dali iriam germinar, e eram muitos.
Tiveram direito ao baptismo «os meus vão chamar-se Rafael e Gonçalo» disse o Martim, um menino de 5 anos, todo contente na fila para os catalogar.
«Estas iniciativas são muito bem-vindas à escola, projectos de parceria com diferente entidades. São oportunidades de se fazerem actividades diferentes fora da escola» refere Joaquina Machado professora do pré-escolar daquela escola.
Os alunos visitam o espaço, uma vez por semana, com temas variados que se relacionam com uma ideia que vai nascer na primavera: uma horta biológica.
As crianças saíram maravilhadas com a ânsia de voltar e acompanhar o crescimento dos seus pés de feijão.


Maria José Afonso


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Mário Jardel</H3></em>

Mário Jardel

O conhecido ponta-de-lança Mário Jardel, esteve de passagem por Montalegre, e marcou presença, num jantar de homenagem, promovido pelo C.D.C.Montalegre onde estiveram jogadores do clube, e admiradores de Jardel.

Jardel participou nos treinos do CDCM, na piscina do Hotel, seguindo-se o jantar, onde foi presenteado, por João Abreu, com duas bolas assinadas pelos jogadores dos clubes, onde o jogador brilhou: F.C.Porto e S.C.Portugal. O super Mário mostrou-se sensibilizado, e colocou lá a rubrica que faltava: a sua.

Recorde-se que Mário Jardel chegou em 1996 ao FC Porto, vindo do Grémio de Porto Alegre, e tornou-se um mito. Melhor marcador do campeonato quatro anos consecutivos, marcou pelos dragões 130 golos em 125 jogos. Melhor marcador da Liga dos Campeões 1999/2000, chamou a atenção de vários clubes europeus e acabou indo para o Galatasaray da Turquia, vencedor da Taça UEFA esse mesmo ano, e que tinha um ambicioso projecto europeu. Venceu a Supertaça Europeia marcando dois golos ao Real Madrid, foi campeão turco, marcou 22 golos em 24 jogos. Não se adaptou à Turquia e regressou a Portugal, desta feita ao Sporting. Foi mais do mesmo. Campeão em 2001/2002, melhor marcador com 41 golos na liga dessa época. A partir de 2003 Jardel vê o seu mundo mudar, sofrendo profundas alterações na estrutura profissional, familiar e social. ,Em entrevista à Radio Montalegre, Jardel afirma : « Estou à espera de algum contrato. Se tivesse alguma proposta, ficava em Portugal, mas os seres humanos são complicados e olham muitas vezes só para o lado mau. Mas estou a dar a volta e a treinar para estar preparado quando surgir a oportunidade."

Nesta passagem, a Rádio Montalegre, realizou uma entrevista com o jogador, onde percorreu os tempos de menino no Brasil, a importância do desporto na família, os títulos que conquistou, e como é dar a volta depois de uma reviravolta, uma vez que à alguns meses assumiu a dependência de drogas e a sua vontade em levar a recuperação até ao fim, o jogador tem contado com o apoio incondicional da companheira, Tatiana.

Uma conversa, onde Mario contou o segredo para ter chegado onde chegou, deixou conselhos para quem ambiciona o mundo do futebol, lamentou nunca ter realizado o sonho de jogar num grande clube, como o Real Madrid, por exemplo. A entrevista pode ser ouvida na integra dia 5 de Dezembro, no programa Vozes do Povo das 12h00 às 13h00, repete Domingo das 10h00 às 11h00.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Idosos em Segurança</H3></em>

Idosos em Segurança

Prevenir as burlas, sobretudo entre a população mais idosa é o principal objectivo de um conjunto de acções de sensibilização que a GNR promoveu, entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, em todo o território nacional, no âmbito do programa Idosos em Segurança.
No concelho de Montalegre, a GNR também desenvolveu este tipo de acção nas diversas freguesias da sua área de jurisdição. Com esta acção, o objectivo é “contribuir para uma melhoria dos canais de ligação da GNR à população, potenciando também desta forma, o sentimento de segurança junto da população afectada por este tipo de criminalidade”.
Com estas iniciativas também se divulga e dá visibilidade ao Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, implementando o contacto pessoal com os idosos, nas suas residências, sobretudo nos mais isolados, e nos locais habituais de concentração, especialmente em Centros de Dia, Lares da Terceira Idade, Misericórdias, sensibilizando-os e alertando-os para a adopção de medidas preventivas, ou para os procedimentos a seguir aquando da ocorrência deste género de crimes.
Refira-se, contudo, que a Rádio Montalegre e o Governo Civil de Vila Real, à parte destas acções integradas num plano nacional, tem desenvolvido, concelho, com regularidade, este tipo de sensibilização, quer junto dos idosos, no âmbito do Programa Idoso em Segurança, quer junto das crianças, nas diversas escolas..



(Clique para continuar a ler)

MJA


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Mafalda Veiga</H3></em>

ENTREVISTA Mafalda Veiga

.


.

.

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Batata de Semente no Vozes do Povo desta semana</H3></em>

Batata de Semente no Vozes do Povo desta semana

Está patente ao público uma exposição subordinada ao tema: « Batata de Semente - o "minério" de Barroso» no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes.
A Abertura oficial aconteceu dia 18 de Outubro, uma cerimónia presidida por descendentes de fundadores da Cooperativa Agrícola de Montalegre (José Enes Gonçalves e João Canedo), Fernando Rodrigues, presidente da autarquia, e como comissário o Eng. Vilhena de Gusmão.
Depois de uma visita guiada pelos produtos e artefactos expostos alusivos à batata e à sua produção, comercialização, Enes Gonçalves salientou a importância que este tuberculo teve no desenvolvimento e progresso do concelho a partir dos anos trinta, ganhando outro impulso com a criação da Cooperativa Agrícola. Por sua vez João Canedo sente esta exposição como uma homenagem ao fundador da Cooperativa, Tenente Canedo, seu pai. « Esta exposição significa um reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo meu pai, em prol do concelho. É gratificante ver, que se lembram do Tenente Canedo, que é uma daquelas pessoas, que quando existe se vê» colmatou João Canedo nos comentários tecidos a propósito desta iniciativa. Já Fernando Rodrigues, fez o termo de comparação da forma como a batata de semente foi utilizada outrora, e como os produtos locais actualmente podem ser fonte de rendimento, através do seu aproveitamento.
Exposição alusiva à Batata - O "minério" de Barroso patente ao público nas instalações no Ecomuseu de Barroso em Montalegre uma organização conjunta de José Enes Gonçalves, João Canedo e Ecomuseu.
Para ouvir no Vozes do Povo a cerimónia de abertura da exposição (24 e 25 de Outubro).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ENTREVISTA Óscar Branco </H3></em>

ENTREVISTA Óscar Branco

O conhecido actor Óscar Branco, esteve em Montalegre dia 4 de Outubro, para um espectáculo teatral, comemorativo dos 30 anos de carreira do artista. A Rádio Montalegre entrevistou-o, onde foram percorridas memórias do seu tempo de menino em terras de Barroso.
Uma conversa bem disposta para ser ouvida nesta edição do Vozes do Povo 10 e 11 de Outubro (Sábado 12h00 - 13h00 - Repete Domingo das 10h00 às 11h00).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>RÁDIO MONTALEGRE - 15 ANOS </H3></em>

RÁDIO MONTALEGRE - 15 ANOS

Foi a 15 de Setembro de 1994 que a Rádio Montalegre começou a difundir a sua primeira emissão. De lá para cá muitas são histórias, algumas delas contadas, por entre muita diversão, num simples jantar-convívio com a presença dos funcionários da rádio.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Rádio Montalegre e Governo Civil de Vila Real promovem acção de sensibilização

Rádio Montalegre e Governo Civil de Vila Real promovem acção de sensibilização

A Rádio Montalegre em protocolo com o Governo Civil de Vila Real, promoveu dia 16 de Setembro à tarde, na aldeia de Paredes do Rio uma acção de sensibilização destinada a idosos, sobre possíveis cenários de vitimização, através do Núcleo de Operações Especiais da GNR, destacamento territorial de Chaves. Cerca de meia centena de idosos, ouviram atentamente, as indicações, cuidados a ter na mais diversas ocasiões, desde a recepção de desconhecidos nas próprias casas, até ao abandono, que por sua vez deve ser denunciado às autoridades sempre que constatado. Alguns dos idosos, mostraram-se agradados, com o que foi dito e chegaram a partilhar experiências relativas a visitas dos amigos do alheio. Uma acção no âmbito do Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança do Ministério da Administração Interna que visa garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, promover o conhecimento do trabalho da GNR e da PSP junto desta população, ajudar a prevenir situações de risco. Para José Carlos Moura presidente da Associação Cultural de Paredes do Rio, iniciativas destas, são muito bem vindas à comunidade. Uma ideia da Rádio Montalegre e Governo Civil de Vila Real cujo objectivo e informar e sensibilizar a terceira idade, sector da população que é muitas vezes sujeita a actividades criminosas que urge prevenir.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Santa Maria</H3></em>

ENTREVISTA Santa Maria

Os Santa Maria, desfilam no Álbum-do-Mês de Setembro na sua rádio, sem hora marcada. Oiça a conversa que incide numa retrospectiva de 10 anos de vida do grupo.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Carlos Domingomes, realizador de: Au Revoir Portugal!</H3></em>

ENTREVISTA Carlos Domingomes, realizador de: Au Revoir Portugal!

Au Revoir Portugal! é um retrato histórico de 5 episódios, sobre a emigração portuguesa para França nas décadas de 50/60/70. Durante este período saíram do país, clandestinamente, cerca de dois milhões de portugueses. Tratou-se do maior êxodo e da maior hemorragia humana que alguma vez a História de Portugal conheceu.

Au Revoir Portugal! é uma série de 5 documentários. AU REVOIR PORTUGAL - O Salto foi seleccionado para o Festival dos Caminhos do Cinema Português 2009, em Coimbra.
Carlos Domingomes é o principal mentor e realizador destes registos. Entrevista para ser ouvida na proxima edição do Vozes do Povo 16 e 17 de Maio.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Delfins</H3></em>

Delfins

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Sergio Godinho</H3></em>

ENTREVISTA Sergio Godinho

.


Rádio Montalegre e Rádio Alfa realizam programa em conjunto

Rádio Montalegre e Rádio Alfa realizam programa em conjunto

Rádio Montalegre e Rádio Alfa (Paris) voltaram a realizar mais um programa “Intercâmbio”. Oportunidade para reforçar os laços dos emigrantes com a terra natal. Hora e meia de sucesso com muitos convidados em estúdio que deram um forte contributo sobre a realidade actual do concelho.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Gabinete de Apoio ao Emigrante</H3></em>

Gabinete de Apoio ao Emigrante

O Gabinete de Apoio ao Emigrante foi criado dia 16 de Outubro de 2007,num acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas cujo fim passa pela «criação de estruturas, ou o aproveitamento das já existentes na Câmara, para efeitos de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que estejam em vias de regresso ou que ainda residam nos países de acolhimento».

Volvido este tempo, fomos saber como está a funcionalidade deste gabinete, com o Presidente da Autarquia Fernando Rodrigues. Uma conversa para ser ouvida dias 28 e 29 de Março no Vozes do Povo, onde o edil esclarece, as competências, e objectivos deste serviço.




<em><H3 ALIGN=CENTRE> Ser Pai</H3></em>

Ser Pai

Desde o final do século XIX que o conceito de paternidade e a sua vivência concreta têm sido alvo de reflexões e debates. Porque nesta semana, se comemora o Dia do Pai, no Vozes do Povo (21 e 22 de Março)abordamos a paternidade ao longo dos tempos.

- Quais as implicações e desafios do exercício da paternidade actualmente?
- Alguns especialistas dizem que o contacto dos filhos com o pai é importante para que a criança construa a sua identidade. Como fica essa questão da construção da identidade numa sociedade em que nem sempre os filhos são criados pela figura paterna?

Estas e outras questões serão respondidas numa conversa com o Dr. Francisco Carvalho, psicólogo.


Rádio Montalegre e Rádio Alfa (Paris) realizam programa Intercâmbio

Rádio Montalegre e Rádio Alfa (Paris) realizam programa Intercâmbio

A Radio Montalegre e a Radio Alfa (Paris) realizam dia 8 de Março entre as 11h30 e 13h00 um programa em simultâneo onde os ouvintes podem participar e colocar as suas questões.
Uma emissão a não perder.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Rita Guerra </H3></em>

ENTREVISTA Rita Guerra

Rita Guerra cantou em exclusivo para si, na sua rádio, no Álbum-do-Mês de Fevereiro.

Para ouvir, uma conversa amiga com a artista, na próxima edição do Top Nacional de Vendas na Radio Montalegre. (27de Fevereiro e 1 de Março).


<em><H3 ALIGN=CENTRE>António Martinho - Ex-Governador Civil do distrito de Vila Real</H3></em>

António Martinho - Ex-Governador Civil do distrito de Vila Real

António Martinho, foi Governador Civil do Distrito de Vila Real, durante 4 anos, cessou funções em meados de Janeiro para abraçar um novo desafio: a liderança do Turismo do Douro.
O Ex-Goverandor, é o convidado da próxima edição do Vozes do Povo 21 e 22 de Fevereiro onde fala dos pontos altos e das dificuldades vividas durante esta governação.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Escolas de Montalegre recebem acção de sensibilização</H3></em>

Escolas de Montalegre recebem acção de sensibilização

As escolas do pré-escolar e 1º Ciclo em Montalegre, receberam dias 11 e 12 de Fevereiro, uma acção de sensibilização na área da prevenção rodoviária, promovida pela Rádio Montalegre e levada a cabo pela GNR - Escola Segura de Chaves, onde através de um filme, Sandra Morais, soldado da GNR, mostrou os cuidados a ter na escola, via pública, em casa, etc.
Os alunos tiveram a oportunidade, através de um jogo didáctico, mostrar os conhecimentos adquiridos na área da prevenção rodoviária.
Uma acção muito bem recebida por aquele estabelecimento de ensino, pois segundo António José Carvalho, responsável pelo 1º Ciclo «estas iniciativas complementam um conhecimento que tem sido transmitido pela escola, e ajuda a termos crianças mais responsáveis.» Uma afirmação corroborada pela docente do pré-escolar Fernanda Fernandes uma vez que este tema está inserido no plano curricular, «é uma mais valia, aos ensinamentos que têm vindo a ser transmitidos durante as aulas»
E quanto ao público-alvo, crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos de idade, identificam com clareza alguns sinais de trânsito e cuidados a ter na via pública. Já Ana Margarida, aluna do 3º ano diz ter ficado com mais conhecimento.
Recorde-se que esta acção, insere-se no âmbito de um protocolo entre o Governo Civil de Vila Real e a Rádio Montalegre (R.M), onde esta estação emissora, promove uma serie de acções destinadas a diferentes faixas etárias, com o tema central da Prevenção Rodoviária.
As primeiras aconteceram dias 11 e 12 de Fevereiro, no pré escolar e 1º Ciclo em Montalegre. A complementar a teoria desta iniciativa, está agendada para inícios de Março, uma visita à escola de prevenção rodoviária de Boticas, onde as crianças terão a oportunidade de ver na pratica, alguns dos alertas transmitidos pela GNR – Escola Segura de Chaves,
Os registos áudio recolhidos destas actividades, servirão de suporte em programas específicos sobre o tema, a serem emitidos pela R.M.


Paul da Silva

Paul da Silva

.


Porfirio Alves Pires expõe em Montalegre

Porfirio Alves Pires expõe em Montalegre

Depois de ter exposto as suas obras no Centro Cultural de Chaves, e de Vidago, Porfírio Alves Pires mostra as suas telas, numa exposição organizada pela Rádio Montalegre e Hotel Quality Inn, nas instalações desta unidade hoteleira a partir de 8 de Fevereiro.

Porfírio, foi convidado numa das emissões do programa da R.M (Vozes do Povo), onde evocou memórias de infância, do percurso até Paris, e depois Lisboa. Também Álvaro Lobato Faria, director do Movimento de Arte Contemporanêa em Lisboa, entrevistado no âmbito desta emissão, classificou a arte de Porfírio como «possuidora de um “classicismo” surpreendente, as “envolvências”, jogam com o pressuposto do nosso conhecimento adquirido, numa experiência de quotidianos proporcionados, em que a matéria do ausente se dá através do representado. Porfírio mostra arquitecturas em que o sinal da paisagem se ausenta para dar lugar a um rigoroso jogo de planos, cidades utópicas construídas para além do habitável. O seu trabalho é a demonstração cabal do rigor técnico, da seriedade profissional de um artista que se afirma pela profunda negação de facilidades no acto de fazer, o que imprime uma força actual e consentânea ao conjunto de toda a mostra.»

Porfírio Alves Pires, nasce em Montalegre em 1944. Termina a licenciatura em 1973 em Paris (CESAIPE). É encarregue das cadeiras de desenho no Atelier André Michel em Paris na primeira metade da década de 70.

Ensina projecto e desenho na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, em Lisboa na década de 80.

É critico de arte no Diário de Lisboa de 86 até à sua extinção, e no Diário Fim de Semana.

Expõe regularmente pintura e desenho desde a década de 80.

Em Montalegre, no Quality Inn a partir de 8 de Fevereiro exposição aberta ao publico.

Uma iniciativa da Radio Montalegre e Hotel Quality Inn.

MJA


Xutos

Xutos

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>SENSIBILIZAÇÃO RODOVIÁRIA NA OPERAÇAO PÁSCOA EM MONTALEGRE </H3></em>

SENSIBILIZAÇÃO RODOVIÁRIA NA OPERAÇAO PÁSCOA EM MONTALEGRE

A Rádio Montalegre, promoveu numa operação STOP efectuada pela GNR e levada a cabo pelo Agrupamento de Escuteiros 1115 de Montalegre uma acção de sensibilização rodoviária com o objectivo de alertar os automobilistas sobre a importância do cumprimento das regras de segurança na estrada. Eram 15h00 e estava tudo a postos no cruzamento de S. Vicente da Chã - Montalegre, cerca de 15 escuteiros, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos, abordaram os automobilistas oriundos de diversas zonas do país e da vizinha Espanha, onde através da distribuição de panfletos e apelos incisivos no controlo da velocidade, excesso de álcool e substâncias psicotrópicas, uso de telemóvel e falta de utilização de cintos de segurança nos bancos da frente e traseiros, além do uso devido das cadeiras para crianças; alertas para as boas práticas a ter em conta enquanto se conduz. Por sua vez, os destinatários desta acção mostraram-se agradavelmente surpreendidos, e cerca de 80 % dos inquiridos referiram que esta prática é pouco comum, mas muito bem-vinda. Recorde-se que a Rádio Montalegre tem promovido no terreno diversas acções promotoras da segurança rodoviária, destinadas a públicos distintos, desde crianças do pré-escolar, à terceira idade com recolhimento de registos áudio para posterior emissão em programas específicos sobre o tema. Estas iniciativas inserem-se no âmbito de um protocolo assinado com esta estação emissora e o Governo Civil do Distrito de Vila Real.


Boas Festas

Boas Festas


height="38" width="41" id="EXim" alt="eXTReMe Tracker" />




João Pedro Pais

João Pedro Pais

´


Pedro Giestas

Pedro Giestas

-


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ENTREVISTA GNR </H3></em>

ENTREVISTA GNR

.


Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho

-


General Pires Veloso

General Pires Veloso

,


..

..

..


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Adelaide Ferreira</H3></em>

ENTREVISTA Adelaide Ferreira

Apesar da música ter estado nos seus planos desde o início, foi no teatro que Adelaide Ferreira se estreou na vida artística. Tinha, na altura, 16 anos e uma grande paixão pelos palcos, pelo que, depois de concluído o Curso de Formação de Actores, começou a participar em comédias musicais e dramas.
Gravou pela primeira vez a convite de Paulo de Carvalho, e o resultado foi o single 'Meu Amor Vamos Conversar os Dois', editado em 1978, que apesar do grande apoio das rádios e da boa aceitação do público, não levou Adelaide Ferreira a apostar de imediato numa carreira musical. No entanto, dois anos depois, regressou a estúdio para gravar o single 'Espero Por Ti', participando, no mesmo ano, no filme 'Kilas , o Mau da Fita', e na respectiva banda sonora.
O reconhecimento de Adelaide Ferreira como nome de referência do rock português, aconteceu em 1981 com o lançamento de 'Baby Suicida'. Na conversa com a artista percorremos mais de 30 anos de carreira, para ser ouvida dia 28 e 29 de Junho no Top Nacional de Vendas.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Porfírio Pires </H3></em>

Porfírio Pires

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Invasões Francesas 1808</H3></em>

Invasões Francesas 1808

No ano ano em que se comemoram os 200 anos das invasões francesas, Rogério Borralheiro em co-autoria com José Viriato Capela e Henrique Matos, publicam:"O heróico patriotismo das províncias do norte, os concelhos na restauração de Portugal de 1808",uma obra que retrata um período importantíssimo da nossa história. Venha conhecê-lo em primeira-mão no próximo Vozes do Povo (17 e 18 de Fevereiro).


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Castelo de Montalegre</H3></em>

Castelo de Montalegre

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Polo Norte </H3></em>

ENTREVISTA Polo Norte

Quinze anos de carreira é um momento a registar em qualquer profissão. Os Pólo Norte festejam este ano o 15º aniversário da banda e para não deixarem passar a data incólume, aceitaram o convite da R.M para percorrerem 15 anos de memórias.
Uma entrevista com Miguel Gameiro, vocalista da banda, para ser ouvida dia 30 de Maio e 1 de Junho, no top nacional de vendas com Maria José Afonso.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>ENTREVISTA  Carlos Machado</H3></em>

ENTREVISTA Carlos Machado

Carlos Machado, nunca tendo publicado, com o seu primeiro romance intitulado “O homem que viveu duas vezes”, foi vencedor do Prémio Alves Redol 2006. Esta obra de ficção, com uma história de amor como pano de fundo de toda a trama, é um romance de época e de lugar – passa-se no concelho de Montalegre – que, para além do descritivo de modos de vida peculiares e de uma certa ideologia reinante, é fundamentalmente uma reflexão sobre a procura de identidade dos personagens, da identificação dos sentimentos e do sentido das palavras.
Nomes que se cruzam, fisionomias que se parecem, palavras com significados diversos, corpos que se trocam, são os ingredientes para a busca da identidade que conforta cada ser humano, em cada instante.

Carlos Machado nasceu, em 1954, em Venda Nova, Montalegre, tendo vivido sempre em Lisboa. Frequentou o Liceu de Camões, onde teve como professores, entre outros, Vergílio Ferreira e Mário Dionísio; licenciou-se, em 1977, em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico e desenvolveu a sua actividade profissional no sector das Telecomunicações (colaborador da PT, Vodafone, TMN). Exerce, actualmente, funções de Subdirector Geral no Ministério da Administração Interna.

Venha conhecê-lo na próxima edição do Vozes do Povo (26 e 27 de Abril) na RM.



<em><H3 ALIGN=CENTRE> RM em jeito de noticia no site da banda UHF</H3></em>

RM em jeito de noticia no site da banda UHF

Mereceu destaque, no site da banda UHF, a entrevista realizada a António Manuel Ribeiro (vocalista)para o Album-do-Mes (Abril) da RM.


<em><H3 ALIGN=CENTRE>Chouribebes do Barroso gravam música na RM </H3></em>

Chouribebes do Barroso gravam música na RM

O grupo Chouribebes do Barroso, conhecidos pela interpretação da “Haka Barrosã”, gravaram uma música nos estúdios da Rádio Montalegre. O tema, com referência à própria rádio, chama-se “Quem é o barrosão?” sendo já um autêntico sucesso.
Conheça os rostos deste afamado grupo no nosso site.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Carlos Fragateiro - (Director do Teatro Nacional D. Maria II em Lis

ENTREVISTA Carlos Fragateiro - (Director do Teatro Nacional D. Maria II em Lis

No vozes do povo vamos falar de cultura, de uma das expressões artísticas mais antigas: o teatro. Nesta edição vamos conhecer um barrosão que está no centro da cultura portuguesa:
Chama-se Carlos Fragateiro, desempenha funções enquanto professor auxiliar no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desde 2001 e é desde 2006 o director do Teatro Nacional D.Maria II em Lisboa.
Uma entrevista a não perder, onde vão ser percorridas memórias,conheça também os desafios propostos para Montalegre, na dinamização da cultura, mormente o teatro.
Sábado 12H00 / 13H00, repete Domingo 10H00 / 11H00.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Mulheres do Jogo - Programa Especial</H3></em>

Mulheres do Jogo - Programa Especial

A pretexto do dia internacional da mulher, a Rádio Montalegre convidou três mulheres para falarem sobre desporto. Um programa inédito, “jogado ao ataque”, cujas protagonistas espantaram pela guerra e argumentação.


.

.

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA  Mart´nália, cantora, filha de Martinho da Vila</H3></em>

ENTREVISTA Mart´nália, cantora, filha de Martinho da Vila

Mart´nália Mendonça Ferreira, conhecida como Mart'nália, é uma cantora, compositora e percussionista carioca.
Filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça, veio a Portugal dar dois espectaculos de carnaval, um em Chaves e outro em Espinho.
Foi na noite de 2 de Fevereiro, que a sala do Casino Solverde em Chaves se encheu com o calor da musica brasileira, Mart´nália cantou e encantou com o seu ritmo swingado. A rádio Montalegre, esteve com a cantora, quisemos saber muitas coisas...a não perder a entrevista no Top Nacional de Vendas dia 8 de Fevereiro (14h00 / 17h00) repete domingo, depois da tarde desportiva.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Programa Lugar Cativo da RCP feito nos estúdios da Rádio Montalegre</H3></em>

Programa Lugar Cativo da RCP feito nos estúdios da Rádio Montalegre

O conhecido programa desportivo da RCP (Rádio Clube Português), Lugar Cativo, da autoria de Fernando Correia, foi concebido e realizado, excepcionalmente, a partir dos estúdios da Rádio Montalegre. Hora e meia de emissão onde o desporto do concelho foi “radiografado”. Um “cartão postal” fantástico emitido em simultâneo pelas duas rádios.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> ENTREVISTA Diogo Morgado</H3></em>

ENTREVISTA Diogo Morgado

O actor Diogo Morgado foi protagonista do filme Amo-te Teresa, participou em series de humor da SIC, apresentou programas de televisão e fez parte do elenco de telenovelas da TVI e SIC. Esteve de passagem por Montalegre, a RM esteve com ele, escute a entrevista nesta sexta 18 de Janeiro no Top Nacional de Vendas (14h00-17h00) repete domingo depois da tarde desportiva.


.

.

.


<em><H3 ALIGN=CENTRE> Canto e Castro e Rui Pimpão falam à RM</H3></em>

Canto e Castro e Rui Pimpão falam à RM

Eles são duas das vozes do programa Contra-Informação da RTP, deram um espectaculo no novo auditorio municipal, com muito humor.
Nós estivemos com eles, escute a entrevista neste sábado 19 de Janeiro entre as 12h00 e 13h00 no Vozes do Povo.


NOTÍCIAS

Montalegre: Presidente da Câmara reage à reforma nos tribunais
A reforma da justiça que está a acontecer no país “é uma reforma neo-liberal, é uma reforma contra a economia, contra a sustentabilidade do interior e a coesão do território”, considera o presidente da câmara de Montalegre. O autarca diz que “o tribunal de Montalegre não fecha mas vai a caminho”, perde serviços.



Dados dos tribunais da região
O Tribunal de Montalegre, é actualmente de competência genérica, tem 1 juiz, 1 magistrado do ministério público e um quadro de 8 funcionários mas só tem 7 ao serviço.



Boticas quer saber como foram parar resíduos hospitalares ao aterro sanitário
A Câmara de Boticas exigiu nesta quarta-feira ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) que abra um inquérito para apurar a proveniência dos resíduos hospitalares encontrados no aterro sanitário da vila.



Régua: Director de escola desconhecia que não era licenciado
A disputa judicial pela direcção do agrupamento de escolas da Régua culminou numa sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Mirandela segundo a qual o actual director, que ao longo de 30 anos exerceu funções pedagógicas e executivas e progrediu na carreira docente como licenciado, afinal não possui aquele grau académico.



Montalegre: Homem identificado pela PJ
A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, procedeu ontem à identificação e detenção de um homem, suspeito de ter ateado um incêndio no Lugar do Codeçoso - Venda Nova, em Montalegre, que consumiu cerca de 1 hectare de mancha florestal, constituída por mato e povoamentos de carvalhos.



>> ver todas

© centrobarrosao.com

Bem vindo