Home
Ouvir Emissão!
Quem somos
Onde estamos
Fotos
Programas
Discos Pedidos
Fórum
Estatuto Editorial
Infor Barroso
 
<em><H3 ALIGN=CENTRE> Batata de Semente no Vozes do Povo desta semana</H3></em>

 

Batata de Semente no Vozes do Povo desta semana

Está patente ao público uma exposição subordinada ao tema: « Batata de Semente - o "minério" de Barroso» no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes.
A Abertura oficial aconteceu dia 18 de Outubro, uma cerimónia presidida por descendentes de fundadores da Cooperativa Agrícola de Montalegre (José Enes Gonçalves e João Canedo), Fernando Rodrigues, presidente da autarquia, e como comissário o Eng. Vilhena de Gusmão.
Depois de uma visita guiada pelos produtos e artefactos expostos alusivos à batata e à sua produção, comercialização, Enes Gonçalves salientou a importância que este tuberculo teve no desenvolvimento e progresso do concelho a partir dos anos trinta, ganhando outro impulso com a criação da Cooperativa Agrícola. Por sua vez João Canedo sente esta exposição como uma homenagem ao fundador da Cooperativa, Tenente Canedo, seu pai. « Esta exposição significa um reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo meu pai, em prol do concelho. É gratificante ver, que se lembram do Tenente Canedo, que é uma daquelas pessoas, que quando existe se vê» colmatou João Canedo nos comentários tecidos a propósito desta iniciativa. Já Fernando Rodrigues, fez o termo de comparação da forma como a batata de semente foi utilizada outrora, e como os produtos locais actualmente podem ser fonte de rendimento, através do seu aproveitamento.
Exposição alusiva à Batata - O "minério" de Barroso patente ao público nas instalações no Ecomuseu de Barroso em Montalegre uma organização conjunta de José Enes Gonçalves, João Canedo e Ecomuseu.
Para ouvir no Vozes do Povo a cerimónia de abertura da exposição (24 e 25 de Outubro).


.


© centrobarrosao.com

EM DESTAQUE